Como fazer backup de seus dados sindicais e não correr riscos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Se seu sindicato não sabe como fazer backup, ele corre sérios riscos de perder informações essenciais e confidenciais de seus membros!

Como responsável pela gestão de um sindicato, você tem em mãos dados fundamentais, que dizem respeito aos seus associados e à entidade. Essas informações devem ser protegidas e armazenadas corretamente. Neste artigo, aprenda sobre como fazer backup dos dados sindicais da sua entidade!

Por que é importante fazer backup?

A realidade

Você trabalha diariamente com documentos, arquivos, imagens e com todo o tipo de dados. Naturalmente, guarda os registros de todo o período de trabalho, considerando anos e anos, a salvo em seu computador.

De repente, quando menos espera, seus dados foram perdidos. Pode ter sido na forma da quebra do sistema dos computadores, roubos… Ou simplesmente pelo hardware que já está antigo e não funciona com a mesma qualidade.

De um hora para outra, todo a memória do trabalho realizado em tanto tempo se foi, além das informações necessárias para realizar o trabalho atual..

Pense, sim, na possibilidade repentina de perder TUDO

Eu imagino que você não gostaria de passar por uma situação como essa, certo? Acontece que, no dia a dia do trabalho, não se pensa nessa possibilidade. Mas a realidade é de que os dados devem ser cuidados para que possam ser encontrados em breve, apesar de qualquer acidente. Trata-se de uma medida de segurança!

A solução

Backups são as ações de salvar arquivos em memórias que estão fora do computador. Caso algum imprevisto aconteça, os dados salvos no seu backup estão à sua disposição para serem utilizados sem preocupações.

Como uma medida de precaução ao seu trabalho e aos associados da entidade, o seu sindicato deve cuidar do backup dos dados o quanto antes!

Como fazer backup para o seu sindicato? 

Confira abaixo três diferentes estratégias:

1) Backup através de pen drive

Nível de segurança: Baixo

Pen drives são pequenas unidades móveis de memória que podem ser inseridas no computador através da entrada USB. Variam no seu tamanho físico e formato, e de maneira geral podem sempre ser acoplados em chaveiros.

A capacidade de armazenamento de pen drives também é variável. Pode ser desde poucos Megas de memória até 256 GB, no caso das unidades de maior capacidade, por exemplo. Normalmente, a utilização de alguns Gigas de memória é suficiente para que milhares de arquivos sejam salvos, dependendo do seu tamanho.

Vantagens: Pen drives são uma alternativa barata e acessível. Podem ser facilmente encontrados em lojas de tecnologia ou papelarias.

Desvantagens: Não se trata de uma alternativa muito segura para se realizar o backup. Estão suscetíveis a falhar e quebrar, deixando de salvar os arquivos ou deixando de ser reconhecido pelo computador.

Como fazer backup: Basta inserir o pen drive no computador através da entrada USB. Abra as pastas em que estão localizados os documentos que quer transferir. Selecione-os e os mova para o pen drive. Ao final do uso, garanta que todos os arquivos estão salvos e remova o pen drive com segurança. Pronto!

Como fazer backup
Como fazer backup garante a proteção de dados sindicais

2) Backup através de Disco Rígido Externo

Nível de segurança: Médio

Como uma evolução do pen drive, o disco rígido externo é semelhante ao disco rígido que já armazena a memória de informações dentro do seu computador. Porém, exposto em um hardware que fica ao lado de fora, móvel e acessível para se conectar a outros aparelhos eletrônicos.

O disco rígido externo, também chamado de HD Externo, tem tamanhos e aparências variadas. É disponibilizado em formato pequeno e, em maioria, com formato retangular grande, propício para ser colocado em cima de uma mesa de trabalho.

A capacidade de um disco rígido também varia. Nele, a capacidade de armazenamento é facilmente de 500GB e pode chegar a armazenar 1T ou muito mais!

Vantagens: Alta capacidade de memória para acomodar milhares de arquivos referentes não só a um, mas a vários computadores da sua organização. Minimiza o uso de vários pen drives.

Desvantagens: O HD externo é mais caro que o pen drive e chega a ser um investimento considerável para a organização. Apesar de ter riscos menores, também é suscetível a falhas e quebras.

Como fazer backup: O formato de uso é simples e semelhante ao pen drive: o hardware é conectado ao computador através de uma entrada USB. No computador, o usuário escolhe quais arquivos devem ser salvos através do acesso às suas respectivas pastas, e copia-os na pasta referente ao HD externo. E está pronto!

3) Backup através do armazenamento em Nuvem

Nível de segurança: Alto

Imagine ter todos seus arquivos em um centro de dados que pode ser acessado de qualquer lugar? Nessa opção, você move os seus arquivos a sites específicos e tem os arquivos disponibilizados sem precisar salvá-los em nenhum lugar físico!

Serviços de armazenamento em nuvem são a alternativa mais moderna para se realizar backups e criar cópias preventivas dos seus arquivos.

Este serviço é disponibilizado por inúmeras empresas, com variação de acordo com o formato e a capacidade de armazenamento de dados.

Vantagens:  Trata-se da melhor alternativa de backup. Traz maior tranquilidade, pois ninguém terá acesso aos seus arquivos, já que eles estão protegidos pela sua própria senha. Além disso, diferentes computadores podem fazer seus backups simultaneamente, com maior capacidade de armazenamento. Da mesma forma, não se depende de um hardware externo (como pen drive ou HD), que pode ser perdido e/ou roubado, por exemplo.

Desvantagens: Pede por acesso à internet para transferência dos arquivos.

Como fazer backup: Você pode transferir os seus arquivos para o sistema online, manualmente. Ou, então, programar para que seu próprio sistema salve cópias automáticas dos seus arquivos, sem esforço e sem que você tenha que se lembrar dessa ação!

Como garantir a melhor opção de backup

Já vimos que o armazenamento em nuvem tem sido uma tendência entre as empresas, certo? Afinal, é a melhor opção quando se trata de backup de todos os dados sindicais.

Há serviços como o da Pandora, por exemplo, que oferece backup em nuvem considerando o sistema de gestão sindical. Isso facilita para que as informações do sindicato sejam tanto armazenadas com segurança, como também encontradas de forma simples e organizada.

Lembre-se: manter a segurança dos seus dados sindicais significa prezar pela confiança dos seus associados no trabalho realizado pela sua entidade.