Presença digital tem fortalecido sindicatos no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

A presença digital é essencial para a sobrevivência das entidades sindicais em meio à modernização

Como em qualquer organização, atualmente, a presença digital é fator fundamental para a sobrevivência e sucesso das ações da entidade, seja ela qual for.

O relatório sobre economia digital, divulgado em outubro de 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), constatou que o Brasil é o quarto país no mundo com maior número de usuários conectados à internet, sendo 120 milhões.

Com 59% da população navegando na web, o Brasil só fica atrás de Estados Unidos, China e Índia. Isso quer dizer que, com um grande número de usuários, essas pessoas acompanham as evoluções da tecnologia e estão em constante comunicação na internet.

E, claro, seus filiados não são diferentes. Eles também se encontram na web, estabelecendo relações, se comunicando, compartilhando informações e muito mais. Então, por que sua entidade sindical ainda não tem presença digital?

presença digital
Não ter presença digital pode trazer falhas na comunicação do seu sindicato com a categoria!

A importância da presença digital nas entidades sindicais

A presença digital na entidade sindical deve ser levada a sério. Tornou-se um hábito indispensável, inclusive por meio de dispositivos móveis, para qualquer tipo de atividade.

Comunicação como via de mão dupla

Por isso, nos sindicatos a presença digital facilita a comunicação entre filiados. Por meio de mídias sociais, e-mails e outros, é possível comunicar ações, receber feedbacks, divulgar atividades e ter maior proximidade com sua categoria.

Chega de fazer tudo à mão

Além disso, o ambiente digital também otimiza processos do dia a dia do trabalho na entidade sindical! Por meio de softwares e sistemas, é possível eliminar a organização manual, as planilhas e as papeladas. Com isso, obtém-se uma gestão eficiente, com compartilhamento de dados e maior automação.

O melhor é que a presença digital é benéfica para os dois lados, tanto para os gestores sindicais e membros, quanto para a classe representada, pois traz vantagens em processos, comunicação e tempo!

Tenha uma estratégia!

É importante mencionar que as ações da presença digital de sua entidade sindical devem ser realizadas com estratégia para obter resultados. Por isso, trace um objetivo claro, como aumentar a arrecadação sindical, fortalecer a categoria, divulgar atividades… E, a partir disso, faça um bom planejamento do que você fará no ambiente digital.

Para isso, observe bem como seu público se comporta na internet e monte ações em cima desse comportamento. Assim, você conseguirá atingir exatamente o que você deseja e impulsionar sua entidade sindical com a presença digital!