Reforma sindical exige novas estratégias de comunicação: veja quais

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A reforma sindical foi aprovada e não adianta apenas reclamar.  Agora, sindicatos precisam reviver a comunicação. Quer saber como? Veja aqui as estratégias!

Comunicação contínua, clara e eficiente sempre trouxe benefícios importantes para o melhor andamento das atividades do sindicato. Entretanto, diante da reforma sindical, as entidades precisam pensar de forma ainda mais estratégica. Ou seja, planejar melhor suas ações de comunicação para atingir seu público alvo de forma certeira.

Na teoria, parece bem simples, mas quer saber como fazer isso na prática? Separamos informações importantes para você melhorar a forma de comunicar do seu sindicato.

Melhore a comunicação agora!

Assim como já era previsto, as mudanças provindas da reforma sindical causaram um grande impacto nos sindicatos. Agora, essas entidades precisam se reestruturar e reviver a comunicação como estratégia de luta.

Sim. A força está na boa comunicação e no excelente diálogo entre sindicato e classe trabalhadora. Somente assim é possível manter a representatividade da categoria e fazer a entidade funcionar.

Entre os benefícios a serem alcançados:

  • Não perder o alcance do sindicato;
  • Reanimar, se reinventar e dar vida nova à luta da classe;
  • Estreitar relacionamento;
  • Identificar problemas e soluções;
  • Reforçar visões e representatividade;
  • Aumentar confiança e credibilidade.

Além do jornal impresso: presença online

Os jornais sindicais continuam sendo um forte instrumento de comunicação entre sindicatos e sindicalistas. E não devem mesmo serem deixados de lado. Principalmente quando o sindicato utiliza a técnica de distribuição corpo a corpo.

Entretanto, você tem que concordar que esse não é um meio muito rápido e nem barato de levar informação aos seus membros. Ele pode atingir grande parte das pessoas que você deseja, mas a troca de informação não acontece de forma ligeira.

Então, os gestores se perguntam: qual deve ser a melhor estratégia de comunicação, após a reforma sindical?

A resposta está bem na palma da sua mão, nos cliques que você dá nas suas redes sociais: a presença online!

Se essa é uma estratégia nova ou deseja aprimorá-la no sindicato, veja algumas dicas para dar mais eficiência à comunicação após a reforma sindical.

Passo a passo:

  • Crie um plano de comunicação digital com objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Escolha os meios que serão utilizados como ferramenta (site, redes sociais, e-mail marketing, newsletters, SMS, e-book, entre outros);
  • Mantenha a frequência e instantaneidade das informações;
  • Tenha um site atualizado e informativo;
  • Esteja presente no móbile, crie um aplicativo do sindicato;
  • Tenha perfil/páginas nas redes sociais;
  • Use e-mail e boletins informativos como estratégia;
  • Unifique a comunicação. Uma só voz, independente do canal escolhido para comunicar;
  • Seja simples, direto, use títulos convidativos e mensagens breves.

E se você ainda não está convencido que deve ter uma presença maior no ambiente online temos uma estatística bem interessante para te fazer mudar de ideia.

Um relatório divulgado no final de 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) apontou que o Brasil está em quarto lugar em número de pessoas conectadas à internet. São cerca de 120 milhões de usuários, ou seja, 59% da população navegando na web.

Seus filiados também estão navegando na web, seja em alguma rede social ou fazendo pesquisas no Google. E se você notar que essas pessoas representam grande parte da sua base, não hesite em promover o diálogo online.

Marque sua presença digital e aumente a qualidade e credibilidade das suas ações!

reforma sindical
Reforma sindical exige que sindicatos não fiquem somente no impresso, mas migrem ao digital para sobreviverem

Mas, veja bem…

Estamos dando a dica de investir na presença digital como forma mais rápida, eficiente e certeira de dialogar com a sua base. Porém, isso não significa abandonar a prática de estar frente a frente com a categoria.

Deixar de estar presente, no corpo a corpo, com seus filiados é um grande erro. O contato direto com o trabalhador é essencial para que a categoria sinta a presença do sindicato e saiba que a direção realmente se importa, principalmente nesse momento de crise e com tantas mudanças causadas pela reforma sindical.

Por isso, invista em todos os meios que possam proporcionar maior interação com a sua base.

E o que comunicar depois da reforma sindical?

O maior objetivo da comunicação sindical como estratégia é aproximar e conectar a entidade sindical aos trabalhadores da sua base. Para isso, o conteúdo produzido deve construir um relacionamento saudável, transparente e verdadeiro.

O foco deve estar no trabalhador. Por isso, produza materiais que levem em consideração:

  • Assuntos sobre a categoria;
  • Acontecimentos relevantes;
  • Temas que incentivem a discussão e aumentem o engajamento;
  • As conquistas do sindicato;
  • Ações e atividades;
  • Convênios e benefícios aos sindicalizados;
  • Como a falta de apoio e o não pagamento da mensalidade por contribuir para o enfraquecimento do sindicato.

Mais do que nunca é preciso mostrar trabalho, indicar de forma clara para quem e por qual motivo o sindicato está trabalhando. Com a reforma sindical, o dinheiro que sustenta a entidade está cada vez mais escasso.

E para que ele venha através da mensalidade dos trabalhadores, é preciso estabelecer laços de confiança. Sem se sentir motivado, o trabalhador não verá benefícios e motivos para apoiá-lo, participar de suas mobilizações, tão pouco para ser sindicalizado.

Nós estamos prontos, e você?

As dicas são até simples, não é mesmo? Mas colocá-las em prática pode não ser tão fácil assim. Demanda tempo, estratégia, planejamento, conhecimento, foco, pesquisa.

Por isso, contar com uma empresa especializada pode ser uma boa saída para o problema de comunicação do seu sindicato depois da reforma sindical.

A Pandora promove soluções em comunicação e tecnologia para o terceiro setor. São mais de 25 anos atuando no mercado, temos total conhecimento das reais necessidades das entidades sindicais.

Para melhorar a sua comunicação, auxiliamos desde a criação de portais, criação da identidade visual da entidade, produção de conteúdo, como e-books (livros digitais), webinars, até ferramentas de gestão.

Conte conosco para aumentar o foco em resultados e esteja ainda mais conectado com seus membros, mesmo depois da reforma sindical.