Software livre, software grátis e código aberto: qual a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Software Livre: saiba a definição exata do conceito e suas diferenças para aplicá-las com eficiência

Software Livre, software grátis ou código aberto? Se você já se deparou com esses três termos, já deve ter se perguntado a diferença entre eles, certo?

Não podemos considerar todas como um único conceito, já que cada um possui particularidades importantes que fazem toda a diferença na hora de resolver questões e oferecer benefícios à comunidade.

Acompanhe conosco suas diferenças e entenda como utilizar em sua organização.

O que é Software Livre?

Software Livre
Software Livre, software grátis ou código aberto? Entenda as diferenças

Como tratamos em outro post aqui no blog, Software Livre é um conceito que está diretamente atrelado ao aspecto de liberdade.

Desta forma, podemos dizer que o Software Livre é um programa que prioriza e defende uma causa em benefício de seus usuários. Assim, é possível copiar, modificar, estudar, executar e melhorar programas de computador sem a necessidade de autorização do desenvolvedor ou organização.

Esse conceito também possui como base quatro liberdades essenciais que caracterizam e definem o software como livre.

Entre elas está a liberdade de executar para qualquer propósito, estudar e adaptar conforme sua necessidade, distribuir cópias a fim de ajudar o próximo e aperfeiçoar.

A Free Software Foundation é a entidade – sem fins lucrativos – que organiza seus conceitos e serve como base para todo o movimento.

O que é Software Grátis?

Bem, se é possível utilizar o Software Livre para qualquer finalidade, sem que precise de autorização do desenvolvedor ou qualquer outra instituição, também podemos defini-lo como um software gratuito, certo?

Errado! Há uma linha tênue que difere esses dois conceitos e precisa ser bem esclarecido em nossas utilizações.

Primeiro, tenha em mente que um Software Livre pode ser gratuito. Entretanto, um software também pode ser gratuito, mas restrito. Neste caso, somente com autorização do desenvolvedor ou organização específica, é possível utilizar o código-fonte, mesmo que gratuitamente.

Por outro lado, um Software Livre pode ser pago, desde esteja dentro das condições de liberdade apontadas pela Free Software Foundation.

O que é Código Aberto?

O termo “código aberto” pode ser facilmente confundido com o Software Livre, mas também deve ser entendido de maneira mais ampla.

Neste caso, o código aberto pode ser definido como código de livre acesso para consulta ou modificação, mas pode se atrelar às condições de uso de seu desenvolvedor – saindo das condições de livre.

Além disso, para a GNU (Gnu’s not Unix), a palavra “aberto” nunca se refere à liberdade e, por isso, não deve ser utilizado para se referir ao Software Livre.

Software Livre para organizações

Se o conceito de Software Livre vai ao encontro de seus ideais, bem como os benefícios de sua utilização para sua organização, saiba que a Pandora é apoiadora deste movimento e te ajuda nessa tarefa.

Para a organização de sua gestão, nossos especialistas desenvolvem softwares a partir de outros sistemas livres que permitem a adaptação e desenvolvimento de um programa ideal para sua instituição.

Quer saber mais sobre nossas soluções em Software Livre, como bancos de dados e estações de trabalho? Recomendo que você acesse nosso site ou fale com um de nossos consultores.

Por fim, deixe seu comentário aqui no blog e continue acompanhando nossas postagens para somarmos conhecimento!