Índice de inadimplência de associados sindicais: Como evitar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Ações práticas para reduzir o índice de inadimplência do seu sindicato

Se você está envolvido com a gestão de um sindicato, já sabe que a inadimplência com a contribuição sindical é um dos maiores desafios. Com a falta de pagamentos dos associados, sua entidade facilmente encara problemas… Ainda mais para manter as contas em dia e não criar dívidas. Neste artigo, veja dicas de ações para colocar em prática e reduzir o índice de inadimplência da sua entidade.

Estratégias para reduzir o Índice de Inadimplência do seu sindicato:

Mantenha os dados dos seus associados atualizados

Sim, um dos primeiros passos para organizar os pagamentos recebidos pelos seus associados é checar se você consegue entrar em contato com todos eles. As informações sobre seus associados estão atualizadas? Você consegue entrar em contato com eles facilmente por e-mail e telefone, por exemplo?

Como fazer?

Caso não estejam, você pode contar com o apoio da empresas deles para receber os contatos atualizados. Se estiverem em dia, cultive a prática de enviar formulários que possibilitem que os seus associados atualizem eventuais mudanças, de tempos em tempos.

Atualize os associados com conquistas e novidades realizadas pelo sindicato

O seu sindicato faz um trabalho importante para a classe de trabalhadores que você representa. Eles têm os seus direitos defendidos e o trabalho valorizado. Porém, é comum que boa parte dos associados não tenha conhecimento sobre qual é de fato o empenho realizado pela sua entidade de classe. E muito menos sobre a sua importância… E sem saber sobre o que é feito, é comum que não se lembrem de efetuar os pagamentos das taxas mensais relacionadas à entidade.

É importante ser lembrado. E, para que isso aconteça, mantenha o seu público informado. Exercite a prática de anunciar as conquistas e desafios que envolvem o trabalho da sua entidade.

Como fazer?

Faça isso através de diferentes meios, como por envio de e-mails, atualizações nas redes sociais ou informativos impressos, por exemplo.

Com o conhecimento claro sobre as conquistas relacionadas ao sindicato, você lembrará os associados sobre a importância das contribuições financeiras. E também atrairá novos associados, que reconhecem o trabalho feito e os seus benefícios.

Mantenha transparência sobre as contas e uso do dinheiro investido

Constantemente, associados deixam de executar a sua contribuição sindical por conta de episódios que envolvem a falta de clareza sobre as contas de uma organização sem fins lucrativos.

Faz diferença demonstrar confiabilidade através da transparência sobre como o dinheiro arrecadado é investido.

Como fazer?

Isso pode ser feito de forma simples, através de atualizações com os demonstrativos financeiros da entidade exposto na sua página na internet, por exemplo. A inadimplência reduz conforme aumenta a confiabilidade e transparência.

Reduza o índice de inadimplência divulgando os benefícios oferecidos pelo sindicato

Muitas entidades oferecem inúmeros benefícios aos seus associados. Benefícios que contribuem com a sua qualidade de vida e educação, como serviços, cursos, entre outros.

Como fazer?

Parte do trabalho relacionado à redução dos indicadores de inadimplência também consiste em cuidar para que esses benefícios sejam conhecidos e utilizados. Ao aumentar o engajamento do seu associado com os serviços oferecidos, torna-se mais fácil garantir o pagamento das  suas contribuições.

Assim como as conquistas e novidades, use e-mails, redes sociais, informativos impressos e até mesmo espaços em seu site para divulgação.

Caso você ainda não ofereça benefícios aos seus associados, pense: que tipos de serviços ou oportunidades você pode ofertar?

Faça cobranças de pagamentos inadimplentes com assertividade 

Sim, é importante fazer cobranças dos pagamentos devidos à sua organização. Essas cobranças devem ser assertivas, defendendo a necessidade e o direito da sua instituição. E, ao mesmo tempo ,sendo exercida numa linguagem educada e respeitosa.

Como fazer?

Experimente formas diferentes para que a cobrança seja feita. Isso pode acontecer através de e-mail também, mensagens enviadas via SM e, em casos de ausência de respostas, ligações. As cobranças são fundamentais para reduzir o índice de inadimplência da sua entidade.

Ofereça diferentes opções de pagamentos ou parcelamento de dívidas

Levando em consideração o atual momento de crise e dificuldades financeiras, as dívidas infelizmente fazem parte da vida de muitos brasileiros. E isso pode fazer com que deixem de pagar algumas de suas contas.

Muitos sindicatos têm dificuldades com a inadimplência. Em grande parte dos casos, isso aconteceu por causa de falta de planejamento nas finanças pessoais dos trabalhadores representados… Já que os associados deixam de priorizar o pagamento da contribuição sindical, por exemplo.

Como fazer?

Outra alternativa para conter a inadimplência pode ser a oferta de diferentes opções de pagamentos ou o parcelamento de eventuais dívidas. Faça isso junto ao momento da cobrança. Apresente ao associado as alternativas disponibilizadas, como boletos, débito em conta, ou crédito, por exemplo.

Leve em consideração se haverá o acréscimo de eventuais taxas na administração das contas da entidade, ao adotar essa ação.

Outra estratégia que pode ser adotada é a oferta de descontos especiais ao pagamento referente a períodos mais longos, como bimestres, semestres ou o ano. Assim, você garante mais previsibilidade para os pagamentos que recebe! E também contribui com a organização financeira do seu associado.

Crie oportunidades ao engajamento democrático na tomada de decisões

Quantas oportunidades os seus associados têm para contribuir com a tomada de decisões da entidade?

A participação do seu associado nas decisões e conflitos presentes no dia a dia da sua entidade impactam diretamente a queda da inadimplência e a garantia de pagamentos.

Como fazer?

Quando o seu associado é convidado a participar de votações democráticas, por exemplo, ele se sente parte da entidade! Assim, também se lembra com mais facilidade de fazer os pagamentos necessários.

Utilize sistemas de gestão que ajudam a manter os pagamentos atualizados

Certamente não é fácil cuidar da gestão financeira de uma organização como um sindicato. Porém, há mecanismos para tornar o trabalho mais ágil e organizado, que envolvem a tecnologia, por exemplo. Há sistemas de gestão que ajudam com a previsibilidade dos pagamentos e com eventuais necessidades de cobrança.

Quando você sabe o que está acontecendo e quais são os pagamentos que são – e os que não são – realizados, pode tomar decisões assertivas com agilidade para melhorar a situação financeira da organização.

Como fazer?

A Pandora oferece serviços que facilitam a organização dos pagamentos a serem recebidos, mantém em dia o controle sobre os cadastros e vencimentos. Entre em contato e conheça as nossas soluções.

Siga essas sugestões e veja o índice de inadimplência dos seus associados sindicais despencar!