As vantagens de fazer o cadastramento de novos sócios do sindicato em um sistema

Tempo de leitura: 3 minutos

Com um sistema de gestão especializado para a administração de sindicatos, a sua entidade tem muito mais controle e eficiência no uso de recursos. Neste texto, você entenderá mais sobre as vantagens de fazer o cadastramento de novos sócios em um sistema integrado de gestão sindical.

Quer saber mais? Confira conosco

Dados de sindicalizados: Mais controle, estratégia e estatística

É muito importante que as entidades sindicais tenham pleno controle de todas as informações de seus membros, por diversos motivos. De maneira equivocada, muitas entidades ainda utilizam formulários e arquivos de papel ou programas genéricos do Office para realizar o registro dessas informações.

O resultado deste erro pode ser a perda, o extravio ou o preenchimento errado de informações de sindicalizados e tudo isso pode levar prejuízos à entidade, que tem dificuldade em receber as taxas ou atender ao sindicalizado durante as prestações de serviços.

Especialmente em um contexto no qual a adesão aos sindicatos passa a ser voluntária, o controle dessas informações ganha ainda mais importância para a boa gestão da entidade sindical e a manutenção dos serviços de apoio aos membros sindicalizados.

Com um sistema de gestão sindical específico, é muito simples realizar a adição de novos membros, bem como as informações destes sindicalizados. Leva apenas alguns minutos e poucos cliques para criar um novo registro com informações corretas e atualizadas que passam a integrar os arquivos do sistema.

Ao registrar os novos membros da entidade trabalhista em um sistema específico para a gestão sindical, a organização passa a ter mais controle sobre cada cadastro, o que facilita também no processo de eleições e outras deliberações realizadas durante as assembleias sindicais. Além disso, o sindicato também ganha tempo e eficiência ao lidar com dados de seus membros sempre que houver demandas relacionadas a ações na Justiça.

A centralização das informações dos novos membros, além dos já sindicalizados, também facilita a integração entre os diversos setores da entidade, permitindo facilmente que todas as áreas do sindicato tenham acesso aos dados do sindicalizado rapidamente, independentemente da finalidade: arrecadação, secretaria, tesouraria, cadastro, convênios de saúde, departamento jurídico, homologação, entre outros).

Ainda é muito comum que em sindicatos e federações, especialmente os com um alto número de membros e que atuem em várias localidades, que informações sobre membros acabem sendo armazenadas de maneira descentralizada por setor ou por região, dificultando o intercâmbio dessas informações.

O sistema de gestão sindical age para acabar com esse gargalo e criar uma ponte de informações que liga toda a entidade e permite o acesso aos dados instantaneamente.

Para além da administração interna do sindicato, o cadastramento de membros do sistema de gestão sindical permite ainda que a entidade tenha uma visão mais ampla e precisa da situações em que se encontram os trabalhadores, gerando estatísticas que podem apoiar decisões estratégicas ou sustentar as ações do sindicato para proteger seus membros.

Tudo isso gera mais eficiência, tanto para a gestão, como para a atividade-fim do sindicato, contribuindo para a proteção dos sindicalizados, a adesão dos membros em relação à direção da entidade e um melhor uso dos recursos financeiros.

Conheça a Pandora Soluções para sindicatos.