4 dicas para otimizar o controle de arrecadação no seu sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

A responsabilidade é algo imprescindível aos sindicatos na representação de sua classe, não somente pelas pautas defendidas em favor dos trabalhadores, mas também com a gestão administrativa e financeira. Otimizar o controle de arrecadação aponta o compromisso com a confiança que é depositada nela. Contas justas e corretas diante da lei, efetivação do bom uso dos recursos em favor do interesse da classe e do sindicalizado.

Tomar certos cuidados, ter um acompanhamento profissional e contar com um sistema de gestão fazem toda a diferença e ainda oportunizam uma melhor visão das ações praticadas. Isso porque em conjunto de medidas deve ser tomado contra a inadimplência, criar a chance de atrair novas parcerias, ter seriedade no planejamento e na organização e investir pesado na captação de associados.

Quando essas atividades funcionam, a melhor gestão acontece. Por isso, destacamos quatro dicas imprescindíveis:

Tenha um planejamento estratégico definido

Tudo começa com a definição de um planejamento estratégico real, coerente e efetivo dentro do sindicato. Mesmo que não haja fins lucrativos, ter um caminho de gestão estabelecido faz com que os recursos sejam aplicados de maneira correta. Este documento orienta todo o setor administrativo e os demais envolvidos para que se tenha um aprimoramento das ações.

Portanto, primeiro se aplica uma análise de sua situação atual, como ela desenvolve o relacionamento com os filiados e como dirige as suas operações. A partir de então, se passa a pensar no futuro, para que haja benefícios para todos.

Aponte os objetivos e procedimentos a serem tomados

A fim da melhora do controle de arrecadação dos sindicatos, também tem que haver a definição de quais são os objetivos e procedimentos. Desde planificar a razão de ser um sindicato até pensar a relevância de sua existência social e econômica. E a partir daí listar os objetivos secundários e as formas de atingi-los. Os sindicatos têm uma missão e o atendimento dela tem que ser a prioridade.

Ter um fluxo de caixa positivo

O controle da arrecadação passa por manter um fluxo de caixa positivo. Por meio do planejamento acontece o equilíbrio entre tudo o que entra e tudo o que sai do sindicato. Portanto, para que haja uma potencialização dessas relações, a adoção de medidas práticas apresenta grandes vantagens.

Definir o pagamento por meio de mensalidades representa a renda constante do sindicato. Entretanto, quando acontecem atrasos de pagamento, os prejuízos são logo aparentes. A sensibilização para as lutas de classe pode ser um caminho a ser tomado, pois a conscientização sempre é positiva. Junto pode acontecer o oferecimento de outros serviços, como cursos, acesso a áreas de lazer, viagens e planos de saúde, por exemplo.

Reduzir os gastos desnecessários

O controle também acontece quando os custos são reduzidos. O bom gestor sabe otimizar seus gastos e sabe também onde gastar. A arrecadação é melhor administrada quando há responsabilidade na aplicação dos recursos. A competência do profissional e o auxílio de empresas especializadas faz com que os resultados sejam positivos. Identificar os gastos desnecessários leva a melhor disponibilidade dos recursos, bem como a sua aplicação.

Conheça mais sobre a Pandora. Podemos te ajudar a ter melhores resultado na arrecadação e gestão do seu sindicato. Entre em contato!