Como aplicar a gestão estratégica no sindicato?

Tempo de leitura: 3 minutos

As entidades sindicais são fundamentais para garantir direitos e regulamentações para as classes representadas. Mas, como um sindicato poderá lutar por seus sindicalizados se a “casa não estiver em ordem”? Administração eficiente é requisito para uma entidade sindical que queira ter atuação relevante junto à sociedade. Neste texto, falaremos sobre a importância da gestão estratégica para sindicatos. Confira!

Como aplicar a gestão estratégica no sindicato?

Como se sabe, a reforma trabalhista retirou a obrigatoriedade das contribuições sindicais, que passaram a ser voluntárias e atingiram em cheio o orçamento das entidades sindicais. Na prática, o que isso significa? Principalmente duas coisas.

O sindicato terá que se esforçar ainda mais diariamente para conquistar a simpatia de seus sindicalizados, mantendo-os fidelizados entre a base de contribuintes voluntários.

No caso de diminuição da entrada de receitas, como tem acontecido com a maioria das entidades sindicais, ampliar as ações do sindicato utilizando menos recursos, ou seja, agindo de forma mais eficiente, financeiramente falando.

Tanto para a execução de projetos como para o aprimoramento do uso dos recursos financeiros, é necessário ter qualidade na gestão, para diminuir desperdícios e custos, bem como a introdução de ações estratégicas no planejamento dos atos sindicais.

A gestão estratégica deve ser aplicada em todas estas instâncias, mas principalmente na financeira.

Na prática, o sindicato também é regido pela eficiência e eficácia. Precisa se preocupar com entradas e saídas de recursos, pagamento de dívidas, salários, impostos, financiamento de atos e custos com as negociações patronais. Por isso, nenhum centavo pode ser usado sem que haja um propósito para isso.

A gestão estratégica da entidade sindical começa a ser exercida conforme a organização passa a tomar ações mais conscientes em relação às suas decisões administrativas. Ou seja, dá seus passos com base em estudos, estatísticas, leitura de contextos e dados concretos.

Para isso, uma análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (Análise SWOT) pode ajudar e oferecer insights mais claros em relação à situação do sindicato perante os agentes com os quais ele interage.

Informações atualizadas em tempo real sobre gestão podem ser obtidas com precisão através de um software de gestão. Com um programa desenvolvido especialmente para atender às necessidades das entidades sindicais, a qualidade e a acessibilidade a estes arquivos são ainda mais eficientes.

Embora pareçam sinônimos, gestão estratégica e planejamento estratégico não são a mesma coisa. Apesar disso, ambos são dependentes um do outro para permitir que a entidade sindical tenha um bom desempenho perante seus representados.

O planejamento estratégico envolve o conjunto de ações, marcos, metas, prazos e objetivos necessários para que a organização consiga desempenhar suas funções com o maior sucesso possível. A gestão estratégica é o conjunto de decisões que irá tornar o planejamento estratégico possível e executá-lo evitando riscos e falhas.

É importantíssimo introduzir a gestão estratégica em todas as entidades sindicais. Com isso, elas poderão atuar com mais independência financeira e força política, cumprindo com a sua função social.

Acesse nossos conteúdos e saiba mais sobre como melhorar a gestão e a atuação da sua entidade sindical!