Como funciona a autenticação de dois fatores?

Tempo de leitura: 3 minutos

Senha e nome de usuário são as credenciais tradicionalmente empregadas para garantir acesso a diversos tipos de sistemas. No entanto, o fato é que esta combinação se tornou facilmente descoberta por hackers. Desta forma, a fim de prevenir violações, novos sistemas de validação de identidade surgiram, como a autenticação de dois fatores.

Este método opera pela inclusão de uma camada a mais de validação de dados para agregar segurança às contas acessadas via web. Para permitir o acesso, a autenticação de dois fatores exige uma redundância dos dados de uma pessoa.

Se você ainda tem dúvidas sobre este sistema, continue conosco. Neste artigo você vai entender como funciona a autenticação de dois fatores.

Como é feita a autenticação de dois fatores?

Esta metodologia requer que o usuário inclua uma credencial extra para ter acesso a uma conta. Desta forma, garante que apenas o seu titular consiga fazer o login.

Um modelo de autenticação de dois fatores que já é velho conhecido de todos nós é aquele requerido pelo banco. Para acessar as principais funções do caixa eletrônico, não basta ter o cartão em mãos. É preciso também inserir senha, códigos em letras e números ou uma digital.

Os sistemas online utilizam processos diferentes, mas com a mesma finalidade: impossibilitar o acesso à conta, o que impede hackers e programas invasores de roubarem informações de login.

Formas de realizar a autenticação de dois fatores

Como você viu, este formato de reconhecimento nada mais é do que uma redundância na validação de credenciais. Assim, pode ser feito de inúmeras formas. A seguir, lhe apresentaremos algumas das principais.

1. SMS

O SMS é a mensagem de texto que você recebe através da operadora de telefonia no seu celular. Quando eles são utilizados para a autenticação de dois fatores, após tentar fazer o login online, o sistema envia um código para o seu número, que deverá ter sido registrado na conta anteriormente.

Este é um formato bastante básico de autenticação de dois fatores. Portanto, não é o mais seguro em todos os casos. Se o seu telefone estiver em mãos de outra pessoa ou se houver algum programa malicioso instalado nele, a segurança da autenticação de dois fatores por SMS pode ser comprometida.

Outro problema deste método é a instabilidade da cobertura telefônica. Se o aparelho estiver sem sinal, será impossível ao titular da conta confirmar a identidade e realizar o acesso.

Aplicativos para autenticação

Existem nas lojas de app diversos aplicativos desenvolvidos exclusivamente para realizar a dupla autenticação de login. Quando o usuário tenta acessar a conta, ele recebe um código neste app. Somente inserindo o código no sistema será possível logar na conta.

Este recurso é uma boa alternativa, pois basta ter uma conexão à Internet, e se o usuário está tentando logar na conta online, ele está conectado à rede.

Biometria na autenticação de dois fatores

Este formato de autenticação de dois fatores demanda uma prova física de titularidade à conta. O método mais tradicional é pelas digitais, mas também pode ser utilizada a varredura de retina.

Embora este seja um dos recursos de maior segurança, não é totalmente isento de riscos. Para acessos mais sensíveis, até mesmo os dados de biometria podem ser copiados e roubados por softwares maliciosos, ainda que isso não seja comum.

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.