O uso de aplicativos para melhorar o engajamento nas organizações

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O uso de apps em organizações e empresas é uma realidade que só cresce nos dias atuais, a praticidade proporcionada pelos aplicativos faz com que cada vez mais instituições façam uso dessas tecnologias.

No entanto, apenas estimular os usuários a baixarem os apps não é sinônimo de que eles serão bem utilizados: é preciso garantir o engajamento das pessoas através de mecanismos refinados disponíveis hoje em dia, como a geolocalização, as notificações push e a adaptabilidade à rotina de quem está usando o aplicativo.

Segundo o Digitalks, dados divulgados pela pesquisa da Urban Airship mostram que apps que não enviam notificações push para os usuários, por exemplo, perdem 95% do engajamento depois dos três primeiros meses de uso.

Por isso é importante pensar em formas de garantir essa “fidelização”: não basta que o usuário apenas baixe o aplicativo, é preciso criar estratégias dentro do app para que o uso dele seja o mais interativo, dinâmico e constante possível.

Estratégias para um maior engajamento dos usuários

Uma das vantagens para o uso de apps em empresas é o contato mais próximo que a organização terá com seus clientes. Se o aplicativo tiver um canal de comunicação direta com o usuário, como um chat ou ferramentas do tipo, o nível de interação aumenta naturalmente.

O que ajuda no engajamento também é ter um espaço no aplicativo reservado para reclamações dos consumidores e/ou sugestões de melhorias. A empresa precisa estar sempre conectada aos feedbacks dos usuários e respondê-los o mais rápido possível.

Mesmo que o aplicativo seja só de uso da organização, é muito importante que ele tenha possibilidade de atrelamento às redes sociais (geralmente o Facebook, Instagram, Twitter). Isso também ajuda no engajamento, porque significa mais facilidade de uso e acesso para os usuários.

A notificação em tempo real de serviços e ações das organizações é mais um fator positivo para o uso de apps. Por meio dessa ferramenta, a empresa e/ou sindicato tem a possibilidade de enviar para os usuários do aplicativo informações importantes em primeira mão, o que ajuda a fidelizá-los.

Para garantir o engajamento constante, também é imprescindível que a empresa e/ou organização se preocupe com a qualidade do software do aplicativo. Quando ele trava, fica lento, ou não entrega o que promete de forma geral, a tendência é que ele perca credibilidade perante o usuário. Por isso é importante investir no trabalho de equipes de teste de apps e QA (quality assurance), por exemplo.

Novamente, por meio das notificações push (que é um dos métodos mais eficientes de engajamento), os usuários são lembrados que o aplicativo está instalado e que ele oferece ferramentas. Porém, é preciso pensar em formas de não sobrecarregar as pessoas com notificações inúteis.

Uma maneira de fazer isso é usar a geolocalização, como citada acima, a favor da empresa. A geolocalização vem sendo constantemente estudada e melhorada; é uma tecnologia que permite relacionar o local que o indivíduo está com as notificações específicas que ele vai receber.

Outra possibilidade é analisar a frequência de disparo dessas notificações push, delimitando quantidades e períodos em que elas vão ser mais enviadas ou não. Dessa forma o uso do app segue uma maior fluidez, o que melhora de maneira considerável a experiência do usuário.

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