Qual a importância do sindicato manter o cadastro atualizado dos associados?

Tempo de leitura: 3 minutos

O sindicato é uma associação que representa os interesses econômicos e profissionais de um determinado grupo de pessoas pertencentes a uma mesma classe. Surgiram no século XVIII, numa movimentação dos próprios trabalhadores em busca de seus direitos.

Através dessa organização, vários direitos foram adquiridos. Realizar o cadastro é uma parte fundamental em todo o processo, pois é através dele que o associado garante benefícios como respaldo jurídico, cursos, auxílio na luta por direitos e vários outros.

Além disso, é importante manter o cadastro dos profissionais constantemente atualizado, isso devido a uma série de motivos. Vamos entender melhor qual a importância do sindicato manter o cadastro atualizado dos associados. Acompanhe.

Arrecadação menor

Quando uma empresa de um setor muda, fecha ou uma nova abre, todos os dados são alterados diretamente nos dados da Receita Federal. Mesmo com a reforma trabalhista de 2017, que tirou a obrigatoriedade da contribuição sindical, a associação ainda precisa de verba para funcionar, e o valor é calculado com base no salário que o profissional recebe.

Com os dados desatualizados, esse valor pode passar a ser maior ou menor do que deveria, o que pode afetar diretamente o funcionamento das atividades da associação como um todo.

Perda de dados importantes

Outro motivo importante para o sindicato manter os dados atualizados, é que é através deles que vários benefícios são concedidos.

Se alguém tiver direito a uma aposentadoria especial, por exemplo, é necessário comprovar o tempo especial. Mas isso não será possível caso os dados não estejam em dia, o que prejudica bastante o associado.

Mais um motivo bastante importante, é que a associação deve sempre acompanhar de perto as condições de trabalho dos seus associados. Para isso, podem ser feitas análises, visitas à empresa, e até mesmo envio de notificações caso seja notado algum problema.

Mas se o associado trocou de empresa, por exemplo, e isso não foi atualizado, não será possível realizar nenhuma das atividades citadas.

Perda da comunicação

A comunicação da associação com os seus associados é o pilar que dá força a qualquer organização. Realizar reuniões frequentes para debater sobre os assuntos de interesse de uma classe é o que faz o progresso acontecer.

Contudo, se dados básicos dos associados como telefone e e-mail não estiverem atuais, a comunicação fica bastante difícil e às vezes inexistente, o que poderia ser facilmente evitado se tudo estivesse bem atualizado.

Manter todas as informações dos associados é uma tarefa básica, mas extremamente crucial para a tomada de decisão de qualquer sindicato. É sempre importante lembrar que o maior prejudicado em problemas assim é o próprio trabalhador. Isso jamais deve acontecer, o sindicato deve sempre prezar pelo bem do profissional e não prejudicá-lo.

Executar, não só todas as atualizações de dados, mas como todas as tarefas de uma organização sindical manualmente pode se tornar uma grande dor de cabeça. É pensando nisso, que a Pandora soluções desenvolve os melhores softwares para a gestão de entidades sindicais.

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.