Sistema de gestão para sindicatos: por que é essencial?

Tempo de leitura: 6 minutos

Os sistemas de gestão são bastante conhecidos como ferramentas para auxiliar o dia a dia da administração das empresas. Entretanto, software como esses podem ser criados para diversas categorias de instituições diferentes.

Esses são os caso dos sistemas de gestão para sindicatos. Isso porque o programa possui funcionalidades exclusivas para atender esse modelo de organização.

Os sindicatos são instituições sem fins lucrativos criados como uma forma de associação entre pessoas físicas e jurídicas que atuam no mesmo setor e/ou exercem as mesmas atividades de negócios. Sendo assim, seu principal objetivo é defender os interesses em comum entre seus membros participantes.

Instituições como os sindicatos são reconhecidas pelo seu papel na negociação de acordos coletivos entre patrões e empregados. Eles oferecem orientação jurídica em casos de ações trabalhistas e encaminham denúncias trabalhistas aos órgãos responsáveis.

Além disso, são organizações que se preocupam com o bem-estar de seus associados. Por isso, os sindicatos também atuam criando uma série de projetos sociais. Tudo com o objetivo de melhorar a condição de vida dos trabalhadores/empresas que fazem parte dessa associação.

Como os sindicatos são organizações sem fins lucrativos, eles se mantêm ativos a partir da contribuição dos associados. Eles também precisam cumprir determinadas exigências jurídicas e contábeis para manter as atividades.

Fica evidente que organizar a gestão dessas instituições não é uma tarefa que pode ser feita de qualquer forma. Por isso, um sistema de gestão para sindicatos é tão importante. Através dele os responsáveis pela administração podem acompanhar os índices financeiros da instituição e levantar insights para a tomada de decisão.

O que fazem os sistemas de gestão

O avanço das tecnologias vem criando ferramentas interessantes para a administração de empresas, não importando o tamanho da mesma. Os sistemas de gestão são um exemplo disso. Afinal, a utilização desses softwares gera uma economia de tempo e recursos consideráveis.

Os benefícios de um sistema de gestão não são, porém, sentidos apenas pelos setores diretamente ligados à área financeira. A agilidade e assertividade das ações acabam por beneficiar toda a instituição.

Antes de destacar os benefícios que esses softwares podem trazer para os sindicatos, precisamos definir o que é um sistema de gestão. Podemos conceituá-los como: softwares criados com o objetivo de auxiliar os gestores da instituição a realizarem as atividades administrativas do sindicato através da integração e automatização dos processos.

Dessa forma, podemos entender que os sistemas de gestão organizam e simplificam as atividades administrativas. E, a partir disso, permitem que elas sejam realizadas de forma mais rápida e com menor incidência de erros. O que, no fim das contas,  dá mais segurança às informações e aos dados.

Outras vantagens desses sitemas

Sendo assim, uma das vantagens de se utilizar um sistema de gestão em sindicatos é a precisão das informações. Quando os processos de administração e contabilidade são feitos manualmente a chance de que ocorram erros é maior. Já com sistemas de gestão, basta inserir os dados no software que ele próprio fará os cálculos e gerará os relatórios necessários.

Outra vantagem de se utilizar sistemas de gestão de sindicatos é a integração das informações. Depois que os dados são lançados dentro do sistema, eles ficam disponíveis para os diferentes setores da instituição. Isso elimina a possibilidade de cada departamento alimentar o sistema individualmente.

O sistema centralizado permite que as informações sejam inseridas de maneia fácil e intuitiva. Além disso, permite que os dados sejam consultados a qualquer momento por diferentes áreas da instituição. Dando, de novo, mais agilidade aos processos.

O motivo disso é que os sistemas de gestão fornecem modelos pré-editados de como as informações podem ser lançadas. Assim, os funcionários não precisam gastar parte das horas de trabalho formatando e editando arquivos para depois serem anexados ao software.

Além disso, o próprio sistema de gestão é capaz de identificar quando informações duplicadas são adicionadas ao sistema evitando-se com isso a perda de tempo e que o mesmo trabalho seja feito duas vezes.

Ferramentas também oferecem segurança

Não podemos esquecer a segurança das informações como uma das vantagens de se trabalhar com um sistema de gestão. Todas as informações importantes referente ao sindicato (lista de associados; fluxo de caixa; registro de fornecedores e funcionários) serão adicionadas ao sistema.

Com isso, basta fazer backups de segurança para que as informações não sejam perdidas em caso de imprevistos e pane do sistema de computadores. Assim, os dados sempre estarão disponíveis e protegidos.

Muitos gestores desconfiam dos sistemas de gestão, principalmente porque sua utilização requer pagamentos mensais a fornecedora do software e muitos veem isso como um gasto extra. Entretanto, a utilização desses sistemas acaba levando a redução de gastos em alguns setores, além de aumentar a eficiência dos processos.

Como os sistemas são simples e acabam por facilitar a realização de diversas tarefas, uma das primeiras mudanças percebidas é a possibilidade de diminuir os gastos com o pessoal da administração. Agora é possível realizar os mesmos processos com menos funcionários e mais segurança.

Sendo assim, no final, a implementação de softwares especializados em gestão de sindicatos acaba levando a uma diminuição dos custos da instituição. Dessa forma, esses sistemas devem ser vistos como investimentos feitos pelo sindicato e não como simples gastos dentro do balancete.

Gestão do fluxo financeiro

A principal função do sistema de gestão é auxiliar no controle do fluxo financeiro da instituição, identificando as entradas e saídas de recursos. Além disso, o software pode compilar essas informações em formato de gráficos ou planilhas que vão ajudar os gestores a visualizar melhor a real situação da instituição.

Essas informações, também serviram de base para que a contabilidade da organização seja feita e, como os dados estão devidamente organizados e são de fácil acesso, o processo fica mais simples.

Não podemos esquecer que, os sindicatos são associações sem fins lucrativos e que passam por constante vistorias e fiscalizações. Nesse quesito os sistemas de gestão faz toda a diferença, já que ele traz mais segurança e transparência para as atividades realizadas por determinada gestão. Quer ter o seu próprio sistema de gestão? Acesse nosso site e entre em contato!