3 ferramentas para usar na gestão sindical

Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia se apresenta como uma forte aliada para o sindicato que busca não apenas modernizar suas operações ou processo, mas também alcançar com maior agilidade seus objetivos, como o aumento do número de associados, destaque em seu setor de atuação e alcance de maior eficiência e produtividade.

Ciente, no entanto, que muitos dos gestores têm dificuldade em encontrar boas soluções que podem ajudar na gestão sindical, elaboramos este conteúdo. Aqui, apresentamos três ferramentas para usar na gestão sindical. Confira!

1. Análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA, é uma ferramenta de gestão que possibilita que seu sindicato conheça melhor seus pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e oportunidades. As duas primeiras variáveis dizem respeito ao ambiente interno do sindicato. As suas últimas, por sua vez, referem-se ao ambiente externo, portanto, não controlável pelo sindicato.

A partir dessa ferramenta de gestão, o sindicato pode conhecer melhor sua realidade e, com base nisso, pensar em soluções que sejam capazes de fazer com que seus resultados melhorem.

Vale dizer que essa ferramenta de gestão pode ser aplicada não apenas de maneira global, ou seja, em um sindicato, mas também de forma isolada, por departamento. Por exemplo, quais são os pontos fortes e fracos da comunicação do sindicato? Inclusive, recomenda-se que ela seja aplicada assim, pois, dessa maneira, pode-se obter informações mais precisas acerca da realidade do sindicato.

2. Indicadores de performance

Outra importante ferramenta de gestão que pode ser adotada pelo seu sindicato são os indicadores de desempenho ou performance. São, dito de uma maneira geral, métricas capazes de garantir que os gestores do seu sindicato consigam acompanhar o desempenho de uma atividade ou operação e, com base nisso, eles podem pensar em soluções rápidas (para problemas identificados), com o objetivo de atingir os resultados esperados.

Hoje, podemos contar com diversas métricas de desempenho, como, por exemplo, número de vendas feitas, tempo de atendimento ao associado, tempo de resposta de e-mails, tempo de resposta do setor de TI para executar operações no âmbito do sindicato etc. São métricas quantitativas que podem ajudar o sindicato a se tornar mais eficiente e produtivo.

3. Sistema de gestão

Não poderíamos deixar de destacar um sistema de gestão como uma excelente ferramenta de gestão para um sindicato, considerando os seus diversos benefícios.

Um sistema de gestão, geralmente, é feito com base na realidade operacional de um sindicato, ou seja, leva em conta todos os seus processos, como, por exemplo, compras, pagamento a fornecedores, gestão financeira etc. O objetivo com isso é automatizar tais operações, para que elas sejam feitas com mais eficiência.

Um sistema de gestão contribui para que um sindicato não apenas modernize suas operações, mas também faz com que reduza custos e realize suas atividades mais rapidamente. Fora isso, conta com recursos, como a integração de dados, o qual pode auxiliar o processo de decisão no dia a dia.

Como vimos, ferramentas de gestão não faltam para que seu sindicato seja administrado de forma mais eficiente e produtiva. Agora que conhece algumas, não deixe de adotá-las. Se você está a procura de uma boa gestão sindical, acesse nosso site e entre em contato!