Como os sindicatos se comunicam?

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerir adequadamente a comunicação do sindicato é uma questão de fundamental importância para que ele atinja seus objetivos, como a coesão da categoria, aumento das vendas de cursos ou qualificações e destaque em seu âmbito de atuação.

Ciente, no entanto, que muitos dos gestores não sabem muito bem como gerir a comunicação e marketing do sindicato, elaboramos este conteúdo para apresentar as principais formas de comunicação que os sindicatos têm utilizado para manter e estabelecer um relacionamento com seus públicos. Veja!

Jornal sindical

O jornal sindical é um instrumento de comunicação que aborda os fatos, de modo geral, que envolvem o sindicato, de maneira a garantir, com isso, informações de qualidade para o público de interesse, que pode ser tanto o público interno (funcionários etc.), como o público externo, no caso, os associados.

Nesse contexto, cabe dizer que o jornal sindical pode ser digital ou impresso, a depender do perfil do público a que esse instrumento se destina.

O jornal sindical aborda, por exemplo, novas aquisições de materiais feitas pelo sindicato, novas parcerias firmadas, benefícios criados para os associados, entre outros fatos importantes sobre a história do sindicato, além de notícias relacionadas, mas de caráter global.

Internet (site, redes sociais, e-mail etc.)

Um sindicato também utiliza a internet como forma para se comunicar com os diversos públicos. Um sindicato pode se comunicar com seus públicos a partir de seu site, redes sociais, e-mail, entre outros meios de comunicação digitais, como chatbot, por exemplo. Trata-se de uma tecnologia que automatiza a comunicação e o atendimento ao associado, direcionando-o para o tipo de solução que procura.

O bom de contar com esses instrumentos de comunicação da internet é que é possível não apenas usá-los para potencializar a comunicação entre sindicato e públicos, mas também para aumentar o alcance da presença dessa instituição no âmbito da web. Com isso, o sindicato pode conquistar novos associados.

Revista sindical

Geralmente, a revista sindical é utilizada em momentos específicos, como para informar ao público do sindicato as principais conquistas alcançadas durante um período, que pode ser semestral ou anual, conforme decisão da diretoria. A revista, nesse caso, se apresenta como uma solução que ajuda o sindicato a se tornar mais transparente, apresentando para os associados informações sobre recebimentos de recursos, pagamentos e investimentos feitos.

É uma ótima solução para o sindicato que deseja estabelecer uma relação transparente com os seus associados.

Diário oficial do sindicato

Embora se trate de um instrumento de comunicação geralmente utilizado pelas prefeituras, estados e pelo governo federal, é comum vermos sindicatos fazendo uso de um diário oficial para publicar atos públicos, que interessam a todos os associados, por exemplo, o aumento da tarifa. Ainda que não seja algo necessário, do ponto de vista legal, adotar esse instrumento pode garantir que o sindicato seja vista de forma positiva pelos associados.

Como vimos, os sindicatos se comunicam de diversas formas. Aqui, destacamos apenas algumas. Em todo caso, é importante contar com uma comunicação eficiente e produtiva, para que sua instituição social cumpra seu propósito.

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acessar nosso site. Combinado?