4 estratégias para captar e fidelizar associados

Tempo de leitura: 3 minutos

Mostre que está trabalhando pela sua base

Uma coisa é fato: as pessoas tendem a apoiar entidades representativas quando sentem que essas organizações realmente promovem algum diferencial em suas vidas — sobretudo quando o tema é sindicato, principalmente em períodos de tantas incertezas e mudanças na legislação trabalhista, como têm sido os últimos tempos.

Muita gente nem sonha, por exemplo, que conquistas como aumentos salariais, vale-creche ou cestas básicas dadas pelas empresas, por exemplo, só existem por conta do trabalho da gestão sindical.

Nessa perspectiva, é importante — para não dizer fundamental — investir em um trabalho pesado de divulgação e comunicação.

Atualmente, a melhor forma de apostar nessa estratégia é organizar os canais digitais e procurar por consultorias especializadas em soluções digitais para organizações sociais.

Entre as estratégias de divulgação, estão plataformas como blogs, sites, canais no YouTube, perfis em redes sociais e táticas em aplicativos de mensagens, por exemplo.

O trabalho e investimento irão valer a pena, e, sem dúvidas, irão se converter em mais associados.

Aposte na oferta de benefícios

Não tem jeito: a maneira mais eficiente de atrair novos associados é pensar em diferenciais úteis, criativos e de qualidade.

Vale pensar na viabilidade de implantar ideias como:

 

  • Sedes de praia ou campo, bem como colônias de férias;
  • Eventos formativos e educacionais, presenciais ou online (e, caso as atividades aconteçam em ambiente virtual, em uma plataforma intuitiva e funcional para realizá-las);
  • Festividades, jantares, campeonatos esportivos, atrações culturais e outros tipos de confraternização, com exclusividade ou preços especiais para filiados;
  • Parcerias e convênios com empresas e instituições, para oferta de descontos em aquisição de produtos ou serviços.

 

Além da disposição dos benefícios em si, também é fundamental saber como e onde divulgá-los, com um trabalho forte de suporte de imagens e material audiovisual, para que os futuros associados tenham a oportunidade de ver e se interessar pelas vantagens de se filiar.

Seja solícito

Mais do que saber que sua entidade está trabalhando duro por eles, seus associados querem e precisam se sentir acolhidos, ouvidos e bem tratados.

Por isso, é essencial dispor de canais de comunicação gerenciados por pessoas treinadas e capacitadas, que tenham tempo o suficiente para responder eventuais mensagens, ligações e questionamentos com muita educação e jogo de cintura — além, é claro, de uma postura resolutiva.

Isso fará toda a diferença, não apenas para captar novos associados, mas também para manter os filiados de longa data.

Esteja presente em ambientes virtuais — da maneira certa!

Não basta apenas ter um site, ou manter perfis nas redes sociais. Para captar novos associados para sua entidade, é necessário administrá-los da maneira correta.

Para isso, é importante ter um website bonito, intuitivo e de fácil compreensão, que não afugente quem entra em sua página. Também é preciso manter esse endereço virtual otimizado para dispositivos móveis, como tablets e celulares, que representam os meios de acesso à internet mais populares no mundo atualmente.

Por fim, é importante manter o site da organização atualizado constantemente. Alimente com notícias, fotos, e, é claro, informações úteis para o usuário.

Gostou das dicas? Se interessou? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Será um grande prazer trocar ideias e ajudar sua entidade representativa a implantar novas estratégias que irão aumentar seu número de associados!