4 sinais que você deve melhorar a comunicação do seu sindicato

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Não é novidade que todo sindicado é feito de pessoas para pessoas. Por causa disso, a comunicação se torna um fator essencial nesta relação. Como defender os direitos de uma categoria de trabalhadores sem o compartilhamento de informações e um diálogo direto entre a entidade e os filiados?

A comunicação do seu sindicato é útil para:

– Entender os problemas da categoria e buscar melhorias;

– Divulgar notícias importantes do setor de atuação;

– Lutar pelas mesmas causas;

– Estreitar a relação com os profissionais.

Assim, o trabalho do sindicado fica mais visível e acessível para os filiados que, por sua vez, podem se engajar pelas suas ações. Mas como saber se a comunicação da minha entidade está funcionando bem para prestar este papel?

Aprenda agora quais são os sinais que você deve otimizar e atualizar a sua comunicação sindical.

4 indicadores de uma comunicação sindical ineficiente

1. Mensagens não chegam aos filiados

O primeiro sinal que já levanta um alerta sobre a efetividade da comunicação do seu sindicato é relativo à forma de envio das mensagens. É importante escolher um ou mais canais para divulgação dos comunicados. Hoje em dia, não dá para depender de mídias físicas, como panfleto e jornais.

É importante se modernizar, possuir um site que mantenha um arquivo de todas as notícias e uma forma de mandar as novidades direto para os trabalhadores. E-mail, SMS e/ou WhatsApp são bons para isso, já que a maioria das pessoas possui telefone e e-mail, além de serem canais com taxa de entrega e abertura elevadas.

2. Conteúdos não geram interesse

O segundo ponto é perceber se o conteúdo das mensagens está sendo consumido. A comunicação do sindicado deve ser feita pensando primeiramente nos trabalhadores. Os temas devem ser alinhados aos interesses da categoria.

A linguagem deve ser próxima dessas pessoas para que as informações sejam bem recebidas. Até o formato do conteúdo pode ser adaptado. Se a categoria tem um costume de ouvir rádio, use podcasts para atrai-los mais. Faça uma pesquisa para saber a preferência dos filiados e, assim, criar boletins mais interessantes.

3. Falta de engajamento dos trabalhadores

Reações e feedback dos filiados devem sempre ser considerados para avaliar a eficácia da comunicação do sindicato. Se há pouco retorno ou há muitas respostas negativas, a necessidade de mudanças é urgente. Além de repensar os conteúdos, como já citado, pense em como chamar mais atenção e engajamento.

Não apenas publique notícias, peça também opiniões e levante debates. Quando algum trabalhador enviar uma mensagem, por e-mail ou rede social, por exemplo, responda rapidamente. Em um sindicato, a voz do filiado é sempre importante, então, crie um ambiente que permita que seja ouvido.

4. Não há um planejamento

O último sinal é a falta de planejamento. Um sindicado que só envia mensagens quando “surge” assunto e depois passa longos períodos sem atualizações tem uma comunicação ineficiente. Silêncio faz parecer que a entidade não está fazendo seu serviço ou não se interessa de fato pelos trabalhadores, afastando-os.

Por isso, é fundamental ter uma organização própria para a comunicação, de forma a elaborar os comunicados e criar uma programação de acordo, para ter conteúdos periódicos e de qualidade. Não é para exagerar a ponto de virar spam, é gerar valor e alimentar esta relação entre entidade e filiado.

Se você ainda está perdido neste assunto, não se preocupe que a MHAIS Comunicação foi feita para te ajudar. Confira nossos serviços e descubra o plano que mais se encaixa nas necessidades do seu sindicato.