4 dicas para estabelecer estratégias de crescimento no seu sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Conquistar mais associados, fortalecer a atuação no setor, ampliar as possibilidades de alcance das campanhas e arrecadação – estes são alguns desafios dos sindicatos que, corriqueiramente, precisam adotar novas ferramentas para crescer. Por isso, é indispensável que agentes do terceiro setor entendam como estabelecer estratégias de crescimento no seu sindicato.

Há métodos consolidados e outros que, negligenciados por muitas associações, criam um processo de estagnação ou até de queda da atuação sindical. Para que sua entidade se consolide como referência do seu setor, trazemos um artigo elencando as 4 dicas para estabelecer estratégias de crescimento no seu sindicato e aplique-as agora mesmo.

1. Conheça o associado

Um problema recorrente e que traz prejuízos ao sindicato, é não conhecer o perfil do associado. Dessa forma, a primeira estratégia de crescimento é ter uma base de dados, com as características de cada sindicalizado. Isso, porque em vários setores, o público é bastante heterogêneo, fator que demanda ações pontuais para cada diferente parte dele.

sindicato cresce em associados e arrecadação quando o convite e/ou campanha de adesão é pensada na pessoa e não na área de atuação. Aplicar isso pode parecer até complicado, mas a próxima dica ajuda nesse sentido, além de abrir uma margem de crescimento ainda maior.

2. Utilize da tecnologia

Sindicatos alheios à tecnologia não conseguem crescer no mundo moderno. Com cada vez mais associados conectados, é necessário encontrar um meio para chegar até eles. A melhor ferramenta nesse sentido, e que traz resultados rápidos, são os /b>sistemas de gestão para sindicatos, que automatizam e centralizam todos os processos sindicais.

Diferentemente do que se convenciona, softwares do gênero são simples e intuitivos. Se você deseja estabelecer uma estratégia de crescimento, um destes deverá passar quase que obrigatoriamente pelo sistema de gestão, possibilitando o melhor entendimento sobre a situação da entidade. Além disso, há outro fator estratégico pontual que entra em sintonia com esta dica.

3. Alcance e presença digital

Qual é o posicionamento do seu sindicato em relação em relação à opinião pública? O que ele oferece de diferente das demais entidades? Qual a competência perante o setor no qual atua? A terceira estratégia é responder e mostrar a todos, potenciais associados e sociedade como um todo, como seu sindicato atua.

E não há método mais eficaz para crescer dessa forma que o alcance e presenças digitais. Nome e endereço em motores de busca (como Google e Yahoo), páginas nas redes sociais (como Facebook, Youtube e Instagram), são alguns dos exemplos mais efetivos de crescimento sindical.

4. Fidelização e comunicação

Aqui, temos duas dicas de estratégias de crescimento: a fidelização e comunicação. Ambas caminham juntas e potencializam a ascensão de uma entidade. Primeiro: fidelizar é fazer com quem já é associado esteja sincronizado com as ações do sindicato, levando bem-estar ao trabalhador, permite-se que ele próprio traga novas pessoas a entidade.

Tudo deve ser baseado na segunda questão: a comunicação estratégica. Deixar seus canais de comunicação abertos para dúvidas, sugestões e críticas, além de receber feedbacks pontuais do que fazer e o que evitar, diferencia sindicatos que crescem daqueles que não encontram métodos de sair da estagnação.

Agora que conhece as 4 dicas para estabelecer estratégias de crescimento no seu sindicato, confira nossas soluções para aplicar isso na prática.