3 erros de gestão financeira em sindicatos e como evitá-los

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma gestão financeira eficiente é a chave para o sucesso de qualquer instituição. No caso dos sindicatos, não é diferente. É preciso ter estratégias para ter o controle de todas as informações relativas à movimentação financeira, de forma a minimizar os erros e manter a transparência frente aos associados e filiados. Mas, afinal, o que é fazer gestão financeira em sindicatos? Leia para saber mais!

O que é e quais os benefícios da gestão financeira sindical?

A gestão financeira consiste, basicamente, na organização e controle de todas as receitas e despesas da instituição, garantindo a boa administração dos recursos disponíveis, a potencialização dos lucros e a saúde financeira do sindicato.

Com isso, é possível aumentar a credibilidade do sindicato frente aos associados e filiados, bem como atrair novos filiados e oferecer qualidade em seus serviços. É a boa gestão financeira que garante, então, a sustentabilidade das finanças do sindicato, com a garantia do cumprimento adequado das obrigações.

Erros comuns de gestão financeira em sindicatos

1. Desorganização no controle das contas

O ponto fundamental para uma boa organização das finanças do sindicato é a clareza nos dados referentes à arrecadação e às despesas. É fundamental ter controle sobre os valores recebidos, principalmente referentes às mensalidades, mantendo esses dados devidamente registrados em caso de necessidade de consulta. Em relação às despesas, é fundamental gerenciar os pagamentos que devem ser feitos, registrando todas as informações em planilhas ou em meio digital. É importante manter guardados todos os comprovantes de pagamento, separando-os por data.

2. Não utilizar conta de pessoa jurídica

Os sindicatos são pessoas jurídicas. Por isso, é fundamental que todas as entradas e saídas sejam registradas em uma conta PJ própria do sindicato, evitando a confusão entre os dados da entidade sindical e do presidente. Todas as compras também devem ser realizadas em nome do sindicato e tudo deve ser registrado através de notas fiscais, que também devem ser armazenadas, caso precisem ser consultadas posteriormente.

3. Não informatizar a gestão

As tecnologias de gestão são extremamente importantes para gerir vários tipos de negócios. Eles permitem o controle eficiente dos gastos e dos dados financeiros, tudo isso de forma simples e rápida. Os softwares de controle e gestão financeira permitem, também, que todas as informações relativas ao setor financeiro do sindicato fiquem concentradas em um só lugar, facilitando a consulta e minimizando as chances de erros.

A adoção desses sistemas contribui muito para a transparência dos dados do sindicato, e oferecem serviços como automatização de cobranças, atualização do cadastro das empresas junto à Receita Federal, consultorias com vistas a melhorar a arrecadação da entidade sindical, elaboração de relatórios e gerenciamento dos associados, dentre vários outros serviços.

Para contratar um software de gestão financeira, é essencial que o responsável pela entidade sindical esteja atento ao que a sua instituição necessita, optando por uma solução financeira que unifique as tarefas com vistas a obter maior segurança e menos erros em seus processos financeiros. Você tem interesse em conhecer mais sobre o nosso sistema de gestão financeira voltada para entidades sindicais? Entre em contato conosco!