Como a tecnologia vem favorecendo as entidades sindicais

Tempo de leitura: 3 minutos

A tecnologia vem mudando nossa forma de viver e executar nossas tarefas. E em uma entidade sindical, essa relação não é diferente. Aos poucos, grande parte dos sindicalistas estão entendendo como a utilização da tecnologia vem favorecendo os sindicatos e colaborando na execução dos trabalhos.

Desse modo, é preciso se adequar a essas mudanças para não ficar para trás. Com tanta tecnologia disponível, é preciso fugir de velhos costumes enraizados nessas organizações e partir para uma transformação digital.

Veja alguns exemplos de como a tecnologia modificou a rotina dos sindicatos e como ela vem favorecendo para um trabalho mais rápido e eficaz dentro dessas entidades.

Transformação digital

Muita gente ainda não entendeu a transformação digital que estamos vivendo. Toda nossa rotina e forma de agir estão entrelaçadas com o mundo digital. E essa é uma transformação sem volta!

Por isso, ainda que seu sindicato trabalhe de forma simples e burocrática, vale ressaltar que a tecnologia veio para ajudar e facilitar os processos. Veja alguns itens abaixo, e perceba como a tecnologia vem favorecendo as organizações sindicais.

Comunicação com associados

Sindicato antenado com as novas tecnologias conseguem se comunicar melhor com associados e categorias representadas. Se antes a única forma de comunicação era através de jornais impressos, televisões e rádios, hoje essa comunicação está mais facilitada com a internet.

Comunicação através de sites:

Cada vez mais, sindicatos apostam em sites e blogs para se comunicar com seus associados. Ter essa ferramenta faz com que você possa transmitir informações de forma ágil.

Suas ações são vistas no momento em que acontece, e não somente ao final do mês quando circula o jornal impresso. Além disso, não há limite de espaço ou tempo para divulgar informações como acontece com jornais impressos e rádios.

Comunicação através de redes sociais:

Manter páginas e perfis do sindicato é uma forma direta de se comunicar com seus associados. Além disso, as redes sociais servem de plataforma para você divulgar as notícias do seu site, ou seja, essas são ferramentas importantes de comunicação que mudaram a forma dos sindicatos falarem com seu público. Por isso, ter uma boa presença na internet pode ser o diferencial do seu sindicato em relação aos outros.

Agilidade nos processos através de suporte online

Uma das vantagens que a tecnologia oferece para as pessoas é a possibilidade de resolver problemas através de um suporte online. E um sindicato antenado possibilita essa opção aos seus associados.

Aquela velha prática de tirar fotocópias, protocolar documentos e aguardar dias ou semanas até ter a resposta, já não cabe mais em organização nenhuma. Ninguém gosta de perder tempo com essas coisas, nem mesmo ficar ligando para tirar dúvidas.

Nesse ponto, oferecer suporte online e resolver todas as questões pela internet parece ser uma ótima alternativa, não é mesmo?

E se você ainda não implantou um atendimento online, precisa se atentar a essa questão. Acompanhar a tendência é bem importante para não ficar atrasado em relação à concorrência.

Gestão da informação através de software

Automatizar todos os processos é uma das grandes contribuições que a tecnologia traz ao seu sindicato. Colocando um software de gestão, você pode acompanhar processos, controlar as finanças, agilizar as tarefas do dia a dia, entre outras coisas simples que fazem com que o tempo trabalhe a seu favor.

Instalando um software de gestão você evita:

  • Excesso de documentos impressos e caixas de arquivos;
  • Utilização de planilhas;
  • Perca de informação;
  • Retrabalhos ou demora para executar tarefas.

Desse modo, o uso dessa tecnologia vem trazer melhorias para seu sindicato e ainda pode colaborar para uma gestão eficiente dos processos. Assim, você pode tomar as decisões de forma mais assertiva em seu sindicato.

Se você gostou destas dicas e quer saber como implantar uma transformação digital em seu sindicato, tenho uma dica para você. Entre em nosso site e conheça nossas soluções para que seu sindicato esteja antenado com a tecnologia!