Os benefícios do controle efetivo dos cadastros de associados ao sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Todos sabemos como é trabalhoso manter organizado o gerenciamento interno de entidades do terceiro setor e associações em geral. Isso se torna evidente quando procuramos manter um controle efetivo dos cadastros de associados a um sindicato.

O maior empecilho para o êxito nessa área é a utilização de metodologias e ferramentas ultrapassadas. Documentos de Word, planilhas de Excel ou mesmo pilhas enormes de arquivo de papel…

Neste post, você vai conhecer os benefícios de se utilizar meios mais eficientes e atuais. Com as novas tecnologias, é possível automatizar de criação e manutenção de dados. E, assim,  controlar os cadastros de associados ao sindicato.

gestão por processos

Por que os meios tradicionais de controle são ineficientes

Já falaremos dos benefícios. Antes disso, é é importante pensarmos o motivo de ferramentas tradicionais como Word e Excel não serem as opções mais eficientes para gerenciar cadastros.

Por mais úteis que sejam, esses programas não trazem tanta agilidade na hora de se armazenar e manusear dados cadastrais. Na prática, eles acabam sendo utilizados de modo semelhante aos velhos cadastros manuais.

Apesar de trazerem menos dificuldades por serem operados por meio de um computador, arquivos de texto e planilhas de dados ainda são limitados. Isso se torna evidente quanso observamos a falta de velocidade na hora de encontrar informações cadastrais essenciais para o sindicato.

Suponhamos que você quer saber o número de associados ativos ou a quantidade de desassociados em determinado período. Com essas ferramentas será necessária uma triagem mais demorada. Pior que isso, pode ser ainda que hajam casos em os dados pessoais tenham sido digitados erroneamente.

É verdade que, se tais informações estiverem em Excel, elas até podem ser obtidas com rapidez maior do que em arquivos de papel.

Porém, exigirão o uso de fórmulas específicas pouco práticas para a maioria dos funcionários. Como consequência, os processos se tornam menos ágeis e a produtividade fica prejudicada.

Sistema personalizado de gerenciamento de cadastros

Um sistema de gestão de dados cadastrais feito sob medida para o sindicato do qual você faz parte traz benefícios relevantes para a sua associação de classe.

O primeiro deles é, sem dúvida, o aumento de agilidade nas ações rotineiras. E essa agilidade é consequência da automatização nas coletas de informações importantes, como datas de aniversário ou pagamentos, entrada de novos membros e número preciso de desassociados.

Outro fator para o aumento da velocidade é utilização de modelos mais modernos. Agilidade que vem das interfaces mais amigáveis e processos mais facilitados de processamento de informações.

Isso ocorre porque esses sistemas são criados exclusivamente para as necessidades da atividade sindical. E não apenas a adaptação e utilização de fórmulas complicadas e generalizadas para planilhas de Excel.

Consequentemente, a redução de gastos é inevitável, pois menos tempo e menos esforço dos trabalhadores será exigido para cuidar de cadastros, além da inevitável otimização de investimentos gerada por um panorama mais preciso da organização.

Sobre Pantheon

O Pantheon é o produto da Pandora feito especialmente com o objetivo da criação e manutenção de dados para o controle dos cadastros de associados nas entidades, ativistas e de personalidades.

Tarefas antes trabalhosas – emissão de mala direta, e-mails, cadastramento de pessoas físicas e jurídicas de relacionamento, cadastramento de CIPAs e seus membros, controle de eventos etc. – tornam-se mais práticas com o seu uso.

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.