Votação Telepresencial: conheça todos os prós e contras

Tempo de leitura: 6 minutos

A votação telepresencial, como todas as novas plataformas tecnológicas existentes, se tornou um formato mais comum e bastante utilizado, seja para eleições condominiais, em sindicatos etc.

Neste estilo, que como o nome já diz, mistura o uso dos meios digitais, mas também exige certo contato entre pessoas para que a votação seja válida, alguns prós e contras surgem, como em todas as atividades da vida.

Mas quais são as vantagens e as desvantagens de apostar nas votações telepresenciais. Este é o tema que será tratado a seguir, mostrando alguns pontos relevantes da questão. Depois disso, ficará mais fácil para quem está pensando em investir neste tipo de sistema definir se vale a pena, ou não, colocá-lo em prática nas suas deliberações e eleições.

Prós e contras da votação telepresencial

Para começar, falaremos sobre os pontos positivos, os grandes benefícios gerados para quem resolve implementar a votação telepresencial. Antes disso, vale deixar claro que todos os fatores citados aqui dependem de uma escolha correta da plataforma a ser instalada. Um produto de qualidade e com funcionalidades múltiplas é essencial. A opção por um modelo mais limitado, de menor capacidade técnica, acaba gerando problemas e não entrega as vantagens que serão consideradas a seguir.

Prós

Segurança

O primeiro grande benefício da votação telepresencial é garantir que, de forma idônea e segura, o indivíduo ou grupo com direito a voto não o perca por conta de questões logísticas. Então, se por qualquer razão (e em tempos de pandemia, há ainda mais razões) não for possível comparecer a um local físico de votação, o sujeito tem uma boa opção para exercer seu direito.

Outra vantagem do telepresencial, no que diz respeito a votações fechadas em formato online, é a maior capacidade que todos os participantes têm de acompanhar o que está acontecendo. Afinal, há formas de captar imagem e sons da mesa de votação e, tanto votante quanto o responsável por controlar o processo (o presidente da sessão, digamos), têm suas atividades controladas.

Isso evita qualquer risco de fraude e o fato de ter a gravação de imagem e de som garante que, em qualquer situação de contestação, seja possível voltar nos vídeos e áudios para analisar o fato.

Isso gera, ainda, maior tranquilidade em termos legais, já que qualquer judicialização de uma votação tem meios, a partir do que foi gravado, de ser provado. Seja o ponto de quem está reclamando ou de quem está se defendendo, a justiça será feita e o controle é total por parte dos participantes.

E se está pensando que isso pode levar a uma desvantagem, que seria o risco de vazamento de informações, não é bem assim. A disponibilização de sons e áudios só é feita para quem tem interesse direto e participação na determinada votação. Isso não permite que o conteúdo vá ao público geral, a menos que haja uma concordância prévia, liberação por meios legais etc.

Voto secreto

Além disso, é possível garantir, com um sistema de qualidade, que a votação não deixará de ser sigilosa. Mesmo havendo a utilização de registros visuais, o programa que permite a votação telepresencial tem formas de garantir que, no momento do voto, se este for sigiloso, a privacidade seja mantida. Isso dá com questões de criptografia e configuração da plataforma.

E, caso por qualquer razão a votação seja aberta, a captação de áudio garante que o voto não seja posteriormente questionado, garantindo uma contagem limpa e sem qualquer risco de manipulação.

Ou seja, nestes últimos parágrafos mostramos um dos grandes pontos positivos da votação telepresencial feita com a plataforma certa: o fato de a segurança do processo ser absolutamente garantida. Não há qualquer risco à privacidade dos participantes, o modelo ajuda a impedir qualquer judicialização ou contestação e, portanto, permite que a instituição realizadora do pleito tenha a tranquilidade de que o resultado será definido de forma limpa e respeitado.

Contras

Conexão estável

Entre os contras de apostar neste formato, é possível citar a necessidade de uma boa conexão. Se os responsáveis pela votação não conseguirem garantir uma internet estável e com acesso facilitado a todos, podem acontecer distorções.

Por exemplo: se a conexão cai no meio da eleição e demora a voltar, como ficam os votos já feitos, quanto a quem ainda não exerceu seu direito? Enquanto um grupo tomou sua decisão, o outro tem muito mais tempo para pensar, o que não é exatamente justo.

Pelo outro lado, se a conexão não for restabelecida, alguns dos votantes que ainda não deram suas opiniões podem se desestimular e, no fim, abrirem mão, o que também distorce o resultado. Portanto, um ponto negativo é a possibilidade de instabilidades na conexão que levem à interferência no resultado.

Sistema simplificado

Além disso, é preciso ter um sistema simplificado. Se os responsáveis pela eleição escolherem um modelo complexo, isso pode gerar dificuldades de acesso por parte de pessoas ou grupos que tenham maior dificuldade com o uso de tecnologias. Portanto, é importante entender que a tecnologia vem para facilitar a vida de todos. Mas a partir do momento em que alguns têm suas dificuldades de adaptação, é fundamental garantir que eles não percam seus direitos. Caso isso não ocorra, cria-se uma injustiça e isso seria um contra no que se refere às votações telepresenciais.

No fundo, a possibilidade de usar este novo formato é muito positiva, já que há a tecnologia para tal e, de forma geral, garante um processo seguro e mais amplo, já que as pessoas podem votar de qualquer lugar, sem riscos quanto ao sigilo da votação ou à justiça do pleito.

Mas é importante ter vários cuidados para que as desvantagens, como as citadas acima, não acabem tomando conta da situação. Trabalhar para evitar os problemas pode garantir que os contras não se sobreponham e, dessa forma, a votação telepresencial seja, apenas, uma ótima solução.

E, como dissemos no início do texto, o mais importante é escolher o produto certo para ter em sua votação telepresencial. Selecionando os melhores sistemas do mercado, não tem erro.

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.