Por que seu sindicato deve aderir a votação online?

Tempo de leitura: 3 minutos

De tempos em tempos, geralmente a cada um ou dois anos, conforme estatuto estabelecido, o sindicato realiza seu processo eleitoral, visando formar sua nova diretoria. É um processo que ocorre, tradicionalmente, de maneira presencial, ou seja, os membros do sindicato vão a locais específicos para realizar sigilosamente seu voto.

No entanto, hoje, é possível digitalizar esse processo, tornando o sistema eleitoral mais eficiente. A seguir, conheça algumas vantagens que a votação online ou digital pode oferecer ao seu sindicato. Confira:

Maior segurança ao processo eleitoral

Uma das principais vantagens em relação à votação online é a segurança que esse processo pode oferecer ao seu sistema eleitoral, ou melhor, ao sistema eleitoral do seu sindicato.

No entanto, para isso, é preciso mais do que possibilitar a votação online, é essencial desenhar um modelo de votação que conte com recursos que tornem esse processo seguro.

Por muito tempo, o uso de papel em um processo de votação foi visto como a melhor solução no quesito segurança. Hoje, todavia, é uma medida frágil, que pode colocar em risco o processo eleitoral.

Maior eficiência ao processo eleitoral

Além de garantir segurança, adotar a votação online pode conferir maior eficiência para esse processo, fazendo com que seja realizado no menor tempo possível. Na prática, pode-se alcançar o resultado da eleição com maior velocidade.

Outrossim, a votação online acelera o processo de contagem de votos. Na verdade, isso é feito de maneira automática, à medida que os votos são fornecidos pelos membros do sindicato.

Outro ponto a se destacar é que a votação, por ser online, fica registrada, o que, para fins de apuração, se torna uma excelente alternativa. É possível, por exemplo, saber em um curto espaço de tempo:

– Número de votação, ou seja, membros que votaram;

– Taxa de abstenção, ou seja, membros que não votaram;

– Resultado da eleição.

Maior alcance em relação à votação

De forma gradual, a internet tem se expandido por todo o Brasil. Isso é positivo para os sindicatos, pois podem estabelecer formas de comunicação e/ou interação com os seus membros, a partir do uso da internet, melhorando, dessa maneira, seu relacionamento.

Além disso, pode-se usar a internet para modernizar o processo eleitoral dessa instituição e garantir maior alcance, em relação à participação dos membros nesse procedimento que é de suma importância para legitimar o seu caráter democrático.

A votação online possibilita, por exemplo, que membros da cidade realizem seu voto, mas também aqueles que moram no interior da região, e que podem ter, portanto, dificuldade para se locomover para participar desse processo.

Em conclusão, a votação online se apresenta hoje como uma excelente alternativa para o sindicato que busca modernizar seu processo eleitoral e garantir o máximo de conforto e acessibilidade aos seus membros.

Caso tenha ficado interessado em uma solução tecnológica para desenvolver a votação online em seu sindicato, não deixe de entrar em contato conosco.

Podemos desenhar a tecnologia ideal para sua organização e, dessa maneira, garantir que alcance eficiência e produtividade em relação ao processo eleitoral.