O poder da representação usando a conectividade

Tempo de leitura: 6 minutos

representação eleita através do voto é, ao mesmo tempo, essencial e um grande desafio. Seja para a democracia de um país ou para a representação sindical. Afinal, é este conceito que garante que, de fato, a decisão da maioria impera.

Porém, em tempos de coronavírus, esta representação se torna um desafio ainda maior. Se você é um representante sindical ou administrador, certamente tem um grande desafio no presente e nos próximos meses. Como fazer uma eleição ou uma votação se as pessoas não podem estar presentes?

Portanto, este post vai ajudar você a conhecer o Panagora, uma plataforma de votos online. O objetivo é ajudar a manter o poder da representação usando a conectividade. E depois de ler o artigo e entender como funciona, lembre-se de acessar a página da plataforma e testá-la.

O poder da representação

representação é essencial para que qualquer decisão seja tomada de acordo com a maioria os participantes de determinado grupo. Além disso, é uma forma de garantir que as reivindicações são pautadas em opiniões e situações reais, passadas pelos trabalhadores.

Então, se você é um dirigente sindical, a representação é essencial para que você possa entender o que realmente acontece com os trabalhadores no seu dia a dia e como o sindicato pode trabalhar para atender este problema.

A representação é crucial, pois quanto mais vozes, mais forte é a reivindicação e melhor os sindicatos sabem quais são os problemas pelos quais os trabalhadores passam.

O desafio da representação com a Covid-19

Porém, como mencionamos no início do post, a pandemia do coronavírus trouxe um grande desafio. Desde sua origem, as reuniões sindicais e a própria democracia demandam a reunião de pessoas em espaços físicos. Apenas assim, eles poderiam debater com igualdade de voz e de voto.

Contudo, vivemos em um momento de crise. Não somente a pandemia do coronavírus demanda o distanciamento social, mas a crise também significa que existe uma “corrida” para acelerar os processos e resolver os problemas.

Com isso em mente, o grande objetivo é usar a conectividade e a tecnologia como ferramentas para contornar as dificuldades da representatividade em um momento como este. É aí que entra o Panagora.

O poder da representação usando a conectividade

A ideia do Panagora é permitir que as entidades sindicais possam fazer as votações de forma totalmente online, utilizando as vantagens da nuvem. Assim, é possível alcançar toda a base de trabalhadores da categoria, de modo a garantir a condução de ações sindicais de acordo com o melhor para eles. É tão importante neste momento, fazer isso com segurança.

Portanto, algumas das características do Panagora são:

  • Votação por computador, tablet ou smartphone;
  • 100% online;
  • Comprovante de voto;
  • Conexão segura com protocolo HTTPS;
  • Voto em separado;
  • E outros.

Assim, as entidades sindicais não perdem a representação e podem exercer seu maior propósito, de ser o porta-voz em defesa do trabalhador.

Como fazer as eleições por meio da conectividade?

Para qualquer entidade de classe, existe uma grande dificuldade de alcançar a liderança com os associados. Especialmente em um momento de distanciamento social, este desafio é ainda maior.

Por outro lado, é justamente durante as eleições sindicais que existe uma ótima oportunidade para que os trabalhadores se envolvam com a instituição. Logo, a conectividade é uma das melhores formas de garantir a interlocução e a representação dos trabalhadores de sua base.

Evidentemente, este processo se torna essencial durante uma crise como a pandemia do coronavírus. Porém, suas vantagens são tão grandes que podem se estender mesmo após o fim do período de quarentena. Mesmo quando as reuniões voltarem a ser presenciais, esta pode ser uma forma de complementar a realização da eleição e fazer o processo ser mais tranquilo.

Por exemplo, uma grande vantagem é a possibilidade de votar de onde quiser. Como o processo é totalmente online, é possível fazer isso em trânsito ou outras localidades. Para certas profissões que estão sempre na estrada, isso é crucial.

Outra grande vantagem é a possibilidade de ter uma plataforma de votação personalizada. Por exemplo, a Panagora foi desenvolvida para atender diversos setores: desde votação para campanha salarial, eleições sindicais, assembleias, eleições de conselhos e outros.

Mas é claro que existe a questão da segurança. Primeiramente, em relação à privacidade. Com a plataforma, ambas se mantêm desde o momento em que as eleições ocorrem até a contagem dos votos.

A segurança e confiabilidade do sistema também garantem que a apuração de votos é transparente e com integridade preservada. Por exemplo, é emitida uma chave de segurança criptografada no início da votação, composta de tantas partes distintas quanto for o número de membros da comissão. Então, as “urnas” serão abertas somente com a presença de todas as partes da chave ou de um subconjunto delas, previamente acordado entre os membros responsáveis pelo pleito.

Quais são as vantagens deste processo?

Sendo assim, este processo traz diversos benefícios, como:

  • Participação de pessoas em trânsito: Distância não é mais um problema. Membros de outra cidade também podem participar, garantindo representação máxima;
  • Otimização de recursos: É uma forma muito mais simples, rápida e direta de organizar uma eleição. Custos com alimentação, logística, segurança e infraestrutura são muito menores, mesmo após o fim da pandemia;
  • Economia: Além do uso dos recursos acima, a votação online gera uma enorme economia. Por exemplo, eliminando a necessidade de papel ou do voto por correspondência;
  • Acessibilidade: Mais uma forma de facilitar a representação é por meio da acessibilidade para pessoas com deficiência. Esta é uma forma de facilitar o processo para quem tem alguma deficiência motora ou visual;
  • Segurança: Como vimos, a segurança, privacidade e confiabilidade das eleições são garantidas com este modelo;
  • Redução de erros: Como a contagem também é feita por meio da tecnologia, os erros também são diminuídos e o processo de auditoria é mais simples e direto;

Como ficou claro, a plataforma da Panagora é uma forma de garantir a representação em ações sindicais por meio da conectividade. Enquanto isso é essencial em um momento de isolamento social, seus benefícios são grandes demais para serem esquecidos. No futuro, é uma forma de otimizar o processo aumentando a representação e facilitando as votações.

O que você acha? Está pronto para conhecer a Panagora e ter uma representatividade ainda maior nas suas eleições? Então, solicite uma demonstração e entenda melhor como o processo funciona.