Validando a “plataforma eleitoral” através da interatividade das propostas

Tempo de leitura: 6 minutos

Mudanças estruturais necessárias em tempo de pandemia

Em um panorama turbulento como o contemporâneo, as relações sociais e de trabalho, de forma geral, precisaram ser modificadas. Ou seja, todos os setores da sociedade precisaram se adequar a novas formas de comunicação e de trabalho.

Com a considerável redução do atendimento presencial, a plataforma digital ganhou força e empresas precisaram recorrer à tecnologia para dar seguimento à rotina e à execução das tarefas.

A Pandora, em decorrência da pandemia do coronavírus, também precisou adotar medidas de segurança. O atendimento presencial, por exemplo, foi reduzido. Dessa forma, o atendimento on-line foi intensificado e a comunicação precisou fluir para outros canais, como chats, e-mails ou videoconferências, por exemplo.

Não é possível calcular exatamente quanto tempo vai durar o atual cenário. Mas o fato é que as coisas não voltarão ao ponto anterior, antes da quarentena. Os mecanismos criados neste panorama certamente vieram para ficar e estabelecer novas perspectivas de interação.

Para uma empresa como a Pandora, que trabalha com tecnologia há décadas, adequar-se a este panorama é fundamental. Dessa forma, procurando alternativas viáveis para prosseguir com o trabalho concernente à gestão sindical.

Panagora

O Panagora é um sistema de votação on-line, em nuvem, desenvolvido pela Pandora e com privacidade embutida. Uma ferramenta imprescindível no atual contexto da Covid-19, uma vez que possibilita uma votação na esfera digital.

Além da pertinência desta ferramenta em uma época de quarentena e restrições severas para encontros presenciais, o Panagora também se destaca por outras qualidades.

O Panagora possibilita uma efetiva participação dos trabalhadores. A interatividade é um ponto-chave no sistema de votação referido, uma vez que permite aos colaboradores fazer avaliações acerca do sindicato.

Dessa forma, eles podem manifestar sua opinião sobre o sindicato, sugerindo pautas, apontando eventuais problemáticas entre outras manifestações.

É permitido às entidades sindicais votar propor votações de interesse dos trabalhadores e, dessa forma, ir fortalecendo a ação sindical e estreitando o relacionamento interpessoal. O que configura uma comunicação vertical ascendente, além de agregar maior credibilidade à instituição.

É agregador usufruir de um sistema que possibilite um diálogo mais efetivo, servindo não apenas como o fio condutor de um resultado eleitoral, mas também de uma plataforma de interação que estabelece uma melhor comunicação entre os variados setores de um sindicato, permitindo propor ideias e agregar ao trabalho realizado.

O sistema do Panagora utiliza SSL, o que diz respeito à maior segurança para a transmissão de dados criptografados entre o seu navegador e o servidor que está nas nuvens. É uma ferramenta que utiliza tecnologia de ponta e os servidores são extremamente confiáveis e asseguram a confidencialidade do voto.

O sistema de votação também prima pela transparência, permitindo disponibilizar em seu ambiente no site as informações e orientações cabíveis no processo. A Panagora também assegura a confidencialidade das informações coletadas, além de otimizar o processo de eleição sindical.

Trata-se de uma plataforma extremamente segura, em que o voto é uno, não permitindo voto duplicado em hipótese alguma. A chave referente à urna eletrônica e os procedimentos para a consequente descriptografia está em posse e é de inteira responsabilidade da comissão eleitoral.

Como votar pelo Panagora?

A votação no sistema Panagora pode ser feita por meio de um computador, um tablet ou um celular. O votante pode inserir via foto, carteira de identidade ou carteira de habilitação.

Para efetivar o voto é necessário apresentar as credenciais requisitadas para comprovar a condição de eleitor. A configuração varia, pode ser que seja solicitado o CPF, a data de nascimento ou outra informação.

O Sistema Panagora armazena os dados referentes ao evento em questão, como a hora da votação e a localidade virtual em que o eleitor votou. Contudo, a informação referente a qual foi o candidato escolhido não é disponibilizada, garantindo que o voto seja secreto.

O administrador tem autonomia para decidir quem está apto a votar, o dia referente à votação, assim como o dia que encerra a votação e a data de divulgação. Á comissão eleitoral compete definir e se responsabilizar pelas chaves de segurança, validar os votos em separado, quando for o caso, e proceder a apuração dos resultados.

Benefícios da votação on-line

Uma votação on-line propicia benefícios a uma eleição. Por exemplo, possibilitando participação de pessoas que, por questões geográficas ou de outra natureza justificável, não poderiam votar.

Sem contar que uma eleição via plataforma digital tem menores custos operacionais. Os custos com deslocamento, por exemplo, são reduzidos, além de ser mais vantajosa financeiramente do que as votações por correspondência ou que utilizam papel e caneta.

Importante ressaltar que se trata de uma votação com maior segurança, em comparação, por exemplo, com o voto por correspondência ou por procuração. A criptografia segura confere maior idoneidade ao processo eleitoral em questão.

O fator acessibilidade é outro ponto positivo para este tipo de eleição, uma vez que existem votantes em potencial com dificuldade de locomoção, por exemplo. A plataforma digital configura uma forma mais acessível para estas pessoas e assegura uma participação mais abrangente e inclusiva.

O resultado de uma votação via digital também é mais assertivo, reduzindo equívocos comuns em votações analógicas. Isso ocorre, também, por que tal votação confere uma auditabilidade mais precisa.

A Pandora assegura a precisão do sistema, concebido com o conhecimento acumulado de uma empresa que tem anos de experiência no mercado e já participou de centenas de eleições, acompanhando sua evolução dos processos manuais, a utilização de urnas eletrônicas fixas e itinerantes, e agora ao processo inteiramente digital, prezando pela idoneidade dos processos técnicos e confidencialidade das informações e dados a ela confiados.

Acesse o nosso blog

Visite nossos outros conteúdos e conheça melhor nosso serviço. Acesse o nosso blog e confira o nosso trabalho de tecnologia de informação no âmbito sindical.

Localizada em São Paulo, a Pandora atua no mercado há 30 anos, sendo referência na área de tecnologia da informação especializada em gestão sindical. Trabalhando há três décadas com informatização de sindicatos, seja de pequeno, médio ou grande porte, o trabalho da Pandora sempre primou pela excelência e pelo profissionalismo.

Os sistemas da Pandora são personalizados, atendendo às demandas e necessidades de cada sindicato. Atendendo, hoje, mais de 100 entidades sindicais, a Pandora busca sempre o aprimoramento.

O momento atual é de pandemia em âmbito global. Nada passou incólume pela Covid-19, portanto, medidas extremas precisaram ser adotadas, como a quarentena, no intuito de conter a disseminação da doença.

A Pandora, enquanto empresa de papel social responsável, também precisou adotar medidas e mudanças estruturais para adaptar-se a tal condição, de tempo indeterminado.
Conheça o Panagora