As vantagens de um sistema de votação de assembleia online

Tempo de leitura: 3 minutos

É muito comum que, atualmente, façamos diversas de nossas tarefas em ambiente online, desde ver um filme até fazer compras, por exemplo. Sendo assim, realizar uma votação de assembleia através da internet deve se transformar em algo comum também. Principalmente após a crise da pandemia do coronavírus.

Este post apresentará alguns motivos pelos quais a votação de assembleia online pode se tornar uma boa opção. Confira, a seguir!

Vantagens do sistema de votação de assembleia online

O sistema online deve ser levado em consideração, primeiramente, por ser uma maneira fácil de realizar uma votação de assembleia. Nem sempre é possível que todos se desloquem até o local onde será realizada.

Sendo assim, a maneira online agiliza o procedimento. Mas existem outras vantagens:

1. Possibilidade do voto a qualquer momento:

Hoje, o modo de vida não permite muito tempo livre para todos nós. Por isso, realizar votações de assembleia online é uma forma de dar liberdade e praticidade para todos os participantes.

A votação pode ser realizada em minutos e sem a obrigatoriedade de presença física. À princípio, como teste, pode-se realizar votações com pautas menos relevantes, apenas para adaptação ao sistema.

2. Aumento do número de participantes da assembleia:

Ao utilizar um sistema de votação de assembleia online, é possível, como consequência do ponto anterior, que haja um aumento no número de participantes.

No entanto, caso ainda haja eleitores que não puderem ou não conseguirem votar online, não é preciso descartar a votação tradicional completamente.

3. Confiança e transparência:

Um sistema de votação de assembleia online evita que os eleitores votem mais de uma vez em cada eleição. Somado a isso, conta com outras informações e sistemas de segurança que diminuem significativamente a possibilidade de fraudes.

4. Facilidade e praticidade:

Estes temas já foram citados anteriormente, mas iremos reforçá-los. Como o registro da votação de assembleia será online, ele é executado por equipamentos. Com isso, é possível garantir que não haverá erros na contagem dos votos e dos eleitores.

Outra vantagem que essa opção traz é mais segurança e rapidez no processo, em comparação ao cálculo realizado por indivíduos. Além disso, os resultados da votação da assembleia ficarão disponíveis em um prazo bem menor.

5. Menos necessidade de infraestrutura:

Ao realizar uma votação de assembleia online, evita-se a necessidade da montar toda uma infraestrutura física que geralmente é utilizada para um pleito. Ou seja, não é preciso a reserva de um lugar para isso, nem de papel para impressão, urna física etc. Tudo isso pode fazer com que a votação de assembleia seja mais barata.

6. Proporcionar e facilitar mais votações:

Como a votação de assembleia online traz tantas facilidades, é possível ganhar ainda mais tempo coletando uma quantidade maior de informações e de opiniões. Muitas vezes, essas ideias podem não são levantadas por baixo quórum ou falta de tempo nas reuniões de discussão.

Gostou deste artigo? Esperamos que você tenha compreendido as vantagens de um sistema de votação de assembleia online.

Somos uma empresa desenvolvedora de sistemas de gestão para sindicatos. Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços e para solicitar um orçamento.

Para saber mais acesse www.panagora.com.br