Conheça algumas categorias de sindicatos do Brasil

Tempo de leitura: 3 minutos

Sindicatos fazem parte da rotina de diversos trabalhadores brasileiros, que conseguem aumentos salariais da categoria e cumprimento de acordos, por meio dessas entidades.

Há diversas no país e os maiores sindicatos do Brasil são compostos por categorias que suportam grande maioria dos profissionais brasileiros.

O que são os sindicatos?

Sindicatos são entidades criadas para associar profissionais que pertençam a um mesmo ramo de negócio. São muitas as entidades brasileiras, um mercado muito movimentado, que presta serviços muito importantes para os trabalhadores de várias categorias.

A união dessas entidades forma federações, e união de federações forma confederações nacionais.

Qual a sua função na sociedade?

A função principal de um sindicato é buscar melhores condições de trabalho para o segmento que representa. Além de oferecer serviços diversos para aqueles que estão associados, o papel da entidade é representativo.

Eles podem:

– Negociar acordos coletivos;

– Orientar seus associados em questões trabalhistas;

– Intervir em ações judiciais;

– Etc.

Categorias

Sindicato dos Bancários

O Sindibancários, nascido de lutas da categoria que já completam mais de trinta anos, possui filiais espalhadas por todo o país e representa a classe dos trabalhadores bancários.

Há filiais que apresentam clube de vantagens para associados. Além disso, oferecem:

– Suporte jurídico e de saúde;

– Desconto em faculdades, torneiros esportivos etc.

– Entre outros.

Sindicato dos Metroviários

O Sindicato dos Metroviários foi fundado em 1981 e abrange todos os profissionais envolvidos no transporte de metroviário existente nos grandes centros urbanos brasileiros. Não está presente em todos os estados, por conta de o próprio transporte não estar.

Também apresenta suporte para seus trabalhadores trazendo, em suas secretarias, serviços de:

– Saúde;

– Lazer;

– Suporte jurídico em processos trabalhistas;

– Entre outros,.

Sindicato dos Motoristas

Um dos maiores do país, o Sindicato dos Motoristas abrange profissionais motoristas de diversos segmentos desde 1933. Dentro desse campo temos outras entidades mais específicas, como motoristas rodoviários, transporte de cargas e de guindastes de portos.

São divisões que englobam motoristas em diversas áreas, cada um deles oferecendo suporte aos trabalhadores que representam e indo em busca de direitos e deveres ligados a essa profissão.

Sindicato dos Comerciários

Desde 1941, a entidade sindical representa uma diversidade de trabalhadores ligados ao comércio, segmento importante para a nossa economia. A entidade atua oferecendo os serviços de praxe para os seus associados, além disso, possui ações como Comitê de Aconselhamento sobre Álcool e Drogas na filial de São Paulo.

Essas ações, além dos serviços diversos oferecidos pela entidade, trazem suporte para trabalhadores e garantia de defesa de seus direitos.

Sindicato dos Policiais Civis

O Sindicato dos Policiais Civis é aquele abrange os direitos desses profissionais ligados à promoção da segurança pública. Criado há mais de trinta anos, a sua presença é essencial para dar suporte aos trabalhadores envolvidos em torno do bem comum: segurança.

As greves nesse setor trazem impacto direto na população, que sequer podem sair de suas casas em situações de crise na segurança, o que reforça a importância da profissão e seu impacto social.

Esses são os maiores sindicatos do Brasil, cuja função é trazer não apenas suporte para garantia dos direitos desses trabalhadores, mas serviços essenciais para sua qualidade de vida. Dessa forma, fazem parte da história brasileira e atuam constantemente para melhores condições de trabalho.