Redução de custos administrativos para sindicatos: como fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

As contas do sindicato não estão fechando? O que você gasta é muito mais do que recebe?  Veja aqui o que fazer para ter uma redução de custos administrativos

Em tempos de crise financeira e queda da obrigatoriedade da contribuição sindical, os sindicatos estão tendo, cada dia mais, que se reestruturar. Por isso, é imprescindível obter alternativas para conseguir sobreviver aos cortes na arrecadação e, assim, ter uma redução de custos administrativos E uma das soluções para mais eficientes é ter uma gestão financeira mais comprometida, adotando software para sindicato.

Quer saber o que isso significa e como adotá-lo no seu sindicato? Então acompanhe esse artigo até o final e saiba todas as técnicas para diminuir seus custos administrativos.

A necessidade de redução de custos administrativos 

Quando chega um período de crise, a única certeza que se tem é que cortar os custos administrativos é uma medida inevitável. E no âmbito sindical, o problema financeiro só aumenta com o passar dos anos.

As entidades sindicais vêm perdendo parte de sua arrecadação desde que a crise financeira tomou conta do país. De lá para cá, as demissões e o número de desempregados aumentaram significativamente. Reduzindo, consequentemente, o valor da contribuição sindical arrecadada anualmente.

O problema, entretanto, se agravou quando a reforma trabalhista foi aprovada pelo Senado Federal, acabando com a obrigatoriedade do imposto sindical. Com o sinal de alerta soando alto, pequenos, médios e grandes sindicatos precisam repensar estruturas e estratégias para continuarem ativos.

E hoje, dificilmente você vai olhar para o lado e encontrar uma entidade sindical que está despreocupada com a sua gestão financeira. Algumas em estado mais crítico; outras ainda com alguma folguinha para respirar. Mas o mais importante é saber que tem solução para ambos os casos.

redução de custos administrativos 02
Reduzir custos corporativos tem sido uma necessidade em sindicatos: mas por onde começar?

Mas como reduzir os custos administrativos sem perder a qualidade?

Antes de qualquer decisão é preciso pensar se o planejamento orçamentário do sindicato está sendo feito de maneira correta. E você pode chegar a essa conclusão respondendo uma pergunta bem simples:

A gestão tem controle total de contas a pagar e a receber?

Se a resposta for sim, ótimo. Você tem uma boa supervisão e não vai ser difícil encontrar o caminho certo para redução de custos administrativos. Mesmo assim, vale a pena não afrouxar as rédeas. Continue firme no controle da gestão e conte com o auxílio de software para sindicato para auxiliar nas rotinas administrativas e financeiras.

Entretanto se a resposta for não, temos um problema maior. Provavelmente há gastos desnecessários que podem estar dando dor de cabeça à toa. Nesse caso, é preciso resgatar o máximo de informação financeira possível para uma análise do fluxo de caixa. Somente com a avaliação desses dados você vai conseguir tomar as decisões mais acertadas para sair do vermelho.

Gestão financeira mais eficiente com software para sindicato

As dicas a seguir devem ser colocadas em práticas por todo e qualquer sindicato. Esteja o seu com grandes problemas de receita ou não. Então fique bem atento:

  • Faça uma análise dos custos

Antes de sair cortando gastos desenfreadamente, faça uma análise de todos os custos do sindicato. Monte uma planilha e verifique o histórico de cada gasto para verificar o que realmente não dá o retorno esperado. Esses devem ser os primeiros a serem cortados. Redução de custos administrativos errados pode ser pior do que não cortar.

  • Analise o Fluxo de Caixa

Avalie os últimos 12 meses de entrada e saída de capital. Visualize em que época ou situação os custos ou receita diminui, etc. Com essas informações é possível traçar um planejamento futuro e negociar com fornecedores ou prestadores de serviço.

  • Otimize os processos

Reuniões semanais são importantes para acompanhar processos e atividades. Procure identificar os que são mais lentos e onerosos; e os que causam insatisfação dos filiados. E encontre soluções o mais rápido possível para resolver esses problemas.

  • Tenha uma boa comunicação com a equipe

Cortar gastos, mudar processos, reorganizar estrutura. Tudo deve ser comunicado à equipe do sindicato, pois todos precisam entender as mudanças que estão ocorrendo e como o processo vai funcionar daquele momento em diante. Uma equipe que não entende bem os processos segue perdida, o que pode atrapalhar a entidade a alcançar seus objetivos.

  • Utilize um Sistema de Gestão de gestão sindical

Propor mudanças sem medir e acompanhar as metas traçadas pode não ser tão eficiente. Com um software de sistema de gestão é possível otimizar processos administrativos, como: cadastrar informações financeiras e gerenciais e estratégias, assim como analisar como cada departamento do sindicato está evoluindo ou não.

Com o programa de gestão sindical oferecido pela Pandora é possível ter mais controle de dados e informações, reduzindo o risco de erro humano. Possibilita, também, ter conhecimento, em tempo real, sobre a situação de diversos setores que atendam as necessidades da sua categoria.

Além disso, a automatização desses processos permite uma equipe mais enxuta, ajudando na redução de custos administrativos. Nosso software para sindicato é capaz de gerir todas as etapas do plano sindical. Sendo a melhor ferramenta de gestão voltada para entidades sindicais.

Quer reduzir os custos administrativos e ter uma gestão orçamentária mais prática e certeira no seu sindicato? A Pandora tem a solução!

Entre em contato com a gente e comece agora a reerguer, financeiramente, a sua entidade.