A importância da transparência na gestão sindical

Tempo de leitura: 3 minutos

A sociedade brasileira está assistindo a uma mudança radical, nos últimos 15 anos, no que diz respeito à gestão dos dados ou informações de órgãos públicos e de entidades representativas. Isso, de certo modo, é resultado de um movimento civil organizado que busca, entre outras coisas, acompanhar e controlar os atos públicos, como as licitações ou as negociações feitas entre os poderes públicos e as empresas privadas.

Não é diferente com relação a um sindicato, pois este é também, de certo modo, um órgão representativo que recebe recursos públicos e que, por isso, deve prestar esclarecimentos aos associados.

Para compreender melhor a importância da transparência na gestão sindical, continue a leitura!

Credibilidade

Atualmente, existe no campo jurídico, uma corrente de pensamento que defende a transparência pública como algo fundamental para garantir o controle dos atos públicos. Pedro Lenza, autor de diversos livros no âmbito do direito constitucional e administrativo, afirma, por exemplo, que a transparência se apresenta como uma prática indispensável para gerar credibilidade nos órgãos públicos, incluindo os sindicatos, e conquistar a confiança dos cidadãos.

Assim, podemos dizer que a transparência na gestão sindical se coloca não apenas como uma obrigação diante da legislação vigente, mas como algo fundamental para fortalecer a imagem do sindicato perante os seus públicos de interesse.

Compromisso com os associados

Os associados são pessoas que colocam, à disposição dos sindicatos, uma parcela pequena do seu salário e esperam, em razão disso, o mínimo de consideração de tais instituições no que diz respeito à realização dos compromissos acordados.

Uma maneira de acompanhar se o sindicato está ou não cumprindo com os seus objetivos é colocar à disposição dos associados dados de gestão que reflitam os seus atos ao longo de um determinado período.

Dessa maneira, podemos dizer que o sindicato pode passar maior seriedade para o seu público quando coloca à disposição dados de gestão que reflitam o seu compromisso no alcance dos objetivos que interessam a todos.

Aumento do número de associados

Com o desenvolvimento tecnológico e a luta por mais transparência nos órgãos públicos e entidades de associação sindical nos últimos anos, a percepção das pessoas mudaram e elas passaram a se preocupar mais com a transparência pública.

Em outras palavras, a transparência da gestão sindical se coloca não apenas como uma opção, mas como algo fundamental para o sindicato que deseja atrair mais associados e, assim, aumentar a receita e o seu poder de representação.

Convém dizer, por fim, que as pessoas estão mais críticas e desejam não só saber como o seu dinheiro está sendo empregado, mas também acompanhar tudo de perto, acessando para isso relatórios de gestão com dados claros sobre as contas do sindicato e como este vem investindo na melhoria dos seus processos com o objetivo de garantir um excelente atendimento ao associado.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! Para ter acesso a outros como este, não deixe de acessar nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que possam enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e fazer o seu sindicato crescer muito mais.