Demonstrações financeiras do sindicato: recursos para simplificá-las

Tempo de leitura: 4 minutos

Organizar as demonstrações financeiras te gera dor de cabeça? Saiba como os softwares de gestão sindical da Pandora simplificam essa prestação de contas

Tudo que mexe com o bolso gera muita preocupação, não é mesmo? É por isso que o controle do fluxo de contas é um assunto que nunca se esgota. E nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre isso. Porém, vamos focar na ótica da importância da transparência nas demonstrações financeiras dos sindicatos.

Com certeza, esse é um assunto que interessa bastante a você, responsável pela gestão de uma entidade sindical. E que, portanto, precisa reforçar, constantemente, sua representação e importância diante de suas categorias.

O que é prestação de conta?

É a apresentação do balanço financeiro de uma empresa, associação ou instituição pública.

Pode ser feita anualmente ou de mês em mês, deixando ainda mais claro todas as transações realizadas pelo sindicato. Seja qual for a periodicidade estipulada, o mais importante é sinalizar todas as informações financeiras importantes daquele período. Deixando as demonstrações financeiras da forma mais clara e objetiva possível.

Basicamente, deve compreender as seguintes informações:

  • Receita: toda entrada de dinheiro e sua origem;
  • Despesas: todos os gastos, da forma mais detalhada possível;
  • Patrimônio líquido e bruto;
  • Demonstração de resultado;
  • Demonstração de fluxo de caixa.

Um detalhe muito importante não deve ser esquecido! Todas as demonstrações financeiras do sindicato devem ser apresentadas com base nas documentações originais, comprovando os dados das despesas e receitas.

Sem os documentos originais, a prestação de contas até poderá ser feita aos filiados… Entretanto, ela não terá valor jurídico. Por isso, é fundamental que exista uma boa gestão financeira, capaz de organizar bem os documentos. Evitando perder tempo ao correr atrás dessas informações.

Então, fica aqui uma pergunta de extrema relevância: como está o controle financeiro do seu sindicado?

Ter um bom gerenciamento do fluxo de caixa é coisa séria. Influencia diretamente na apresentação das demonstrações financeiras do sindicato. E é fundamental para a tomada de decisão do gestor/presidente/diretor.

demonstrações financeiras
Transparência e controle são palavras-chave para uma boa demonstração financeira do sindicato

Sinônimo de transparência

Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, a principal fonte mantenedora dos sindicatos, tornou-se ainda mais necessário conquistar a confiança dos sindicalizados. Isso é fundamental para manter os atuais filiados e atrair novos trabalhadores, contribuindo com a mensalidade sindical. Hoje facultativa e paga apenas por quem se filia por vontade própria.

Para começar, a prestação de contas não é nenhum diferencial desse ou daquele sindicato. É direito de todo filiado ter acesso a essas demonstrações e saber onde está sendo gasto e investido o dinheiro que ele paga mensalmente.

Mas, como já falamos lá no início, tudo que pega no bolso gera preocupação e, até mesmo, desconfiança.

Sabendo exatamente que o sindicato tem toda a movimentação financeira arquivada e que ele pode ter acesso às contas, o filiado se sente mais seguro. E confia mais no trabalho feito, fortalecendo a luta pela garantia dos direitos da categoria.

Portanto, a prestação de contas serve de contribuição para fortalecer o vínculo entre a entidade e seus associados. A transparência é ponto-chave da credibilidade.

Como simplificar as demonstrações financeiras?

Controlar o dinheiro que entra e sai, discriminar gastos, definir verbas para cada setor, relacionar despesas (assessoria, administrativo, atividades sindicais). Fazer o balanço financeiro, projetar ações futuras. Arquivar documentação.

Deu para perceber que a gestão administrativa de um sindicato dá trabalho. Assim, quando não é feita corretamente, gera um grande gasto de tempo e energia para organizar as pendências que ficaram pelo caminho. Porém, não tem jeito, ter esse controle é fundamental!

Mas será que existe uma forma de simplificar todo esse processo? Para a felicidade geral, existe sim! Então, vamos te dizer com toda convicção: para fazer uma entidade sindical funcionar em sua plenitude é preciso se render à tecnologia.

Se você é resistente, sentimos muito. Terá que continuar se virando com a papelada em cima das mesas, perdidas nas gavetas…

Se resolver poupar esforços e garantir eficiência e rapidez no trabalho, a Pandora é especializada em desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Temos softwares de gestão sindical com os quais é possível organizar melhor as informações do seu sindicato. Reunindo toda documentação e dados importantes em apenas um local e com acesso prático e rápido.

Assim, fica garantida a transparência sobre entradas e saídas, fluxos de caixa e outros movimentos financeiros. Com isso, a credibilidade da entidade só aumenta. Desenvolvemos soluções específicas para o gerenciamento financeiro de sua entidade, simplificando as demonstrações financeiras do sindicato.

Quer saber mais? Fale com a Pandora e encontre a solução ideal para simplificar seu balanço financeiro.