Como um sistema pode ajudar no processo eleitoral das entidades

Tempo de leitura: 2 minutos

No Brasil, de tempos em tempos, ocorrem processos eleitorais, não apenas no âmbito da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal, mas nas diversas entidades que fazem parte, de maneira direta ou indireta, do Estado, como é o caso dos sindicatos, universidades e conselhos ou categorias profissionais, por exemplo.

Nessas eleições, que geralmente, ocorrem de dois em dois anos, algo curioso costuma chamar a atenção, a utilização de uma metodologia eleitoral baseada, ainda, na urna impressa. Sabia que um sistema pode ajudar no processo eleitoral de uma entidade? Para saber como, acompanhe a leitura!

Transparência

Em um processo eleitoral, a transparência é algo fundamental, pois garante que os eleitores se sintam mais seguros em relação ao seu voto e em quem votou. Nesse sentido, pode-se dizer que um sistema pode fazer com que o processo eleitoral seja mais transparente, uma vez que é possível fiscalizar a operação de forma inteligente, a partir de uma central de monitoramento, que cruza dados entre os eleitores existentes e na quantidade de pessoas que votou.

Agilidade

Outro motivo pelo qual vale a pena investir em um sistema, é que ele pode agilizar o processo eleitoral, concluindo tal procedimento de forma eficiente e veloz.

Inclusive, se ele for utilizado como instrumento de coleta de votos, pode tornar esse processo ainda mais ágil, considerando que é possível que os eleitores votem de forma paralela, ou seja, A e B votarem ao mesmo tempo.

Outro ponto que merece destaque, é o que uma solução ou sistema pode ser disponibilizada para que os eleitores baixem e votem de onde estiverem, como em casa, trabalho ou até mesmo em viagens. Tudo pode ser fiscalizado por um centro de monitoramento central.

Alcance a locais de difícil acesso

Para uma entidade como um sindicato, que comumente, possui filiados espalhados por todo o território de um estado, desenvolver o processo eleitoral se torna algo difícil, mas não impossível, quando se conta com um sistema voltado para facilitar essa operação.

Um sistema pode alcançar locais de difícil acesso, como por exemplo, a região interiorana e, assim, possibilitar que as pessoas participem mais, como assim deve ser um processo eleitoral.

Quanto mais eleitores participarem do processo eleitoral, maior legitimação esta terá, pois refletirá a vontade dos filiados ao sindicato ou outra entidade.

Como se vê, um sistema pode ajudar no processo eleitoral das entidades, fazendo com que elas desenvolvam essa operação de forma mais ágil, transparente e participativa. Isso, no entanto, não significa dizer que o processo é inteiramente seguro. É fundamental que haja uma fiscalização intensa em relação ao processo eleitoral, para que assim ele aconteça de forma ética, responsável e com base na legislação vigente.

Um sistema de gestão é uma ferramenta incrível de gestão e organização do processo eleitoral. Isso é inegável, a partir do que aqui foi apresentado.

Gostaria de adotar uma solução como esta para acelerar e conferir maior eficiência ao processo eleitoral de sua entidade? Em caso de resposta afirmativa, não deixe de entrar em contato conosco!