Quais funcionalidades não podem faltar em um sistema de gestão sindical?

Tempo de leitura: 3 minutos

Contar com um sistema de gestão hoje, é indispensável para o sindicato que busca não só melhorar os seus processos, operações ou atividades, mas sobretudo, se tornar mais competitivo no mercado e, assim, conquistar mais clientes ou filiados e aumentar as vendas dos seus serviços ou dos seus produtos.

Mas não é somente “contar” com a solução, é fundamental que ela seja feita sob medida para, assim, atender aos interesses, necessidades ou demandas da organização. Para isso, é essencial que saiba quais funcionalidades não podem faltar em um sistema de gestão, para que ele cumpra a sua missão em seu sindicato. Isso com base na realidade desta.

No entanto, existem algumas que são, geralmente, primordiais. Para saber quais são elas, acompanhe a leitura!

Emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas

No dia a dia de um sindicato, é frequente a emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas. Algumas das atividades que solicitam a emissão desses documentos são, por exemplo, cursos, treinamento, serviços jurídicos e psicológicos, entre outros.

Portanto, quando estiver planejando o seu sistema de gestão sindical, não esqueça essa função, pois ela pode otimizar o tempo de trabalho de emissão e fazer com que a sua organização se torne mais eficiente e produtiva.

Emissão de relatórios

Independentemente da área ou ramo de mercado, é indispensável que o sistema de gestão contenha a função de emissão de relatórios. Os relatórios são peças estratégicas, os quais podem ser utilizados para auxiliar a tomada de decisão de gestores, conferindo a estes maior segurança quando tiverem que decidir sobre algo que pode afetar, positiva ou negativamente, o sindicato.

Controle dos inadimplentes

Ter o controle dos inadimplentes em um sindicado é primordial para que este não só tome atitudes que busquem resolver esse problema, contratando, por exemplo, uma empresa de cobrança, mas também para que conheça o seu real poder econômico. Isso, com base na receita que tem no caixa e na lista de débitos existentes.

Além disso, a função de controle dos inadimplentes permite que possa planejar o financeiro do sindicato com base em sua realidade, o que, no final das contas, pode orientar este com relação às suas atitudes. Por exemplo, não fazer mais dívidas que possam comprometer o orçamento disponível.

Indicadores de produtividade

Um sistema de gestão sindical deve não apenas contar com funções que otimizem processos e tarefas, conferindo a estes maior eficiência, mas também com ferramentas ou funções de indicadores de produtividade, que permitam ao sindicato saber se ele está ou não alcançando os seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.

Geralmente, um sistema de gestão vem com gráficos que possibilitam à empresa conhecer, de forma criativa e lúdica, a sua produtividade.

Então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido elucidativo, no sentido de mostrar quais funções você jamais deve deixar de inserir no sistema de gestão do seu sindicato.

Por que não aproveita o momento e entra em contato conosco? Juntos, podemos pensar em um sistema de gestão sob medida para o seu sindicato.