A importância do controle de contas a pagar para as finanças do sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como nós, pessoas físicas, que temos obrigações mensais financeiras, seja para pagar um financiamento, a parcela de um carro, ente outras contas, um sindicato também têm pagamentos mensais a serem executados. Para isso chamamos de: contas a pagar.

As contas a pagar nada mais são do que as obrigações financeiras que uma empresa possui, seja com fornecedores, credores, com impostos, taxas, manutenções, aluguel de espaço, contas fixas, entre outras que permitam que o seu sindicato e suas atividades continuem funcionando perfeitamente.

Por impactar diretamente no setor financeiro da empresa, a gestão do contas a pagar é importantíssima e deve fazer parte do planejamento financeiro mensal do sindicato.

O que é contas a pagar?

Antes de começar a colocar em prática um bom controle do contas a pagar, é preciso saber exatamente o que essa atividade significa. Na prática, significa que uma empresa adquiriu um bem ou serviço de outra empresa, e decidiu não realizar o pagamento da mercadoria ou do serviço à vista, mas sim a prazo. Dessa forma, a fatura será registrada pela empresa em sua conta do passivo contas a pagar.

Tal registro é o que afirmamos que merece atenção e deve ser bem feito, a fim de que não haja a perda de controle das obrigações da empresa, e para que o proprietário tenha noção da média financeira destinada mensalmente para isso. Esse registro é fundamental para o crescimento saudável de qualquer empresa.

Sendo assim, podemos caracterizar esse registro como uma lista de registros das responsabilidades de uma empresa ou dívidas advindas da compra de bens e serviços essenciais para seu funcionamento. Diferentemente do que muitos empresários conhecem sobre o assunto, o pagamento dos funcionários também deve ser considerado nessa listagem de contas a pagar.

A partir do momento em que se tem essa lista de registros, é possível traçar estratégias financeiras para que essas obrigações sejam sempre cumpridas. Logo quando uma fatura é paga, as contas a pagar será debitado e o dinheiro será creditado, saindo dessa listagem.

Por isso, o sinal de que um bom controle de contas a pagar está sendo colocado em prática, é quando o saldo de crédito em contas a pagar é igual ao valor das faturas elencadas na lista de registro que ainda não foram pagas pela empresa.

A importância de controlar o contas a pagar

Contabilizar as finanças é requisito crucial para que uma empresa se mantenha de pé e lucrando. Ao controlar corretamente quais são as contas a pagar, a periodicidade das mesmas, os valores médios e tudo o que envolve esses gastos, evita-se um pesadelo contábil que, além de gerar mais dívidas com juros e multas, acaba prejudicando toda a empresa.

Ao pagar sempre em dia suas contas, garante-se também que bons fornecedores continuem com a sua empresa, e até mesmo facilitem suas compras com descontos ou prazos mais estendidos. Além disso, a sua pontuação de crédito junto a bancos e financeiras também permanece positivo, abrindo melhores oportunidades para uma possível expansão da empresa ou outros investimentos futuros.

Conte com um sistema de gestão para administrar melhor o seu sindicato. Acesse o nosso site e saiba mais.