Transformação digital aplicada nas organizações sindicais

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais, empresas e organizações, precisam se adaptar ao mundo digital. E nas organizações sindicais essa necessidade não é diferente. Por isso, é importante começar o quanto antes essa transformação digital no seu sindicato, para que ele não fique para trás.

A tecnologia avança muito rapidamente e cria experiências nas pessoas. Ou seja, aquilo que antes era normal e comum, acaba ficando atrasado e obsoleto.

Neste post, vamos explicar como a transformação digital é importante nas organizações sindicais e como se adaptar a essa tendência pode trazer benefícios para a gestão e facilitar o trabalho como um todo.

Um mundo cheio de transformações

Para ilustrar um pouco esse tema, sugiro que analise o comportamento das pessoas na internet. Pensou? Agora veja a quantidade de coisas que deixamos de fazer ou ficaram obsoletas em virtude do avanço tecnológico nos últimos anos.

– Compras: Por inúmeros motivos, que vão desde comodidade até preço mais baixo, aos poucos, as pessoas deixam ou ao menos diminuem o ato de comprar em lojas físicas e migram para compras em lojas virtuais.

– Estudos: O modelo de ensino à distância vem ganhando espaço. Ou seja, as pessoas deixam de estudar em faculdades presenciais e dão preferência para o ensino EAD.

– Fazemos depósitos, transferências e pagamos contas tudo na palma da mão através de celulares, ao invés de enfrentar filas de bancos.

Esses, são alguns exemplos da mudança de comportamento das pessoas, na era digital. No entanto, poderíamos ficar horas citando pequenos ou grandes avanços na tecnologia. Mas o que realmente importa é: Você está preparado para mudar? Já pensou como seu sindicato será daqui cinco ou dez anos?

Se ainda não pensou, esse é o momento de aplicar as transformações digitais e oferecer aos seus associados uma prestação de serviços rápida e que traga uma experiência positiva para ele.

Como fazer isso em uma organização sindical

A transformação tecnológica pode influenciar positivamente em seu sindicato. E aí você deve se perguntar: Mas como posso fazer isso, se o trabalho no sindicato é complexo e burocrático?

Parece algo complicado de resolver, não é mesmo? No entanto, você não vai precisar de um robô que faça atendimento ao público, organize os papeis, acompanhe os processos, entre outros trabalhos. A sugestão aqui, é muito mais simples que você imagina!

A sugestão, nesse caso, é aplicar pequenas transformações digitais para facilitar, aumentar a produtividade e oferecer uma experiência que satisfaça a expectativa de quem precisa de seu serviço. Por exemplo:

– Software de gestão: Com software de gestão, você pode acompanhar processos, controlar as finanças, agilizar as tarefas do dia-a-dia, entre outras coisas simples que fazem com que o tempo trabalhe a seu favor.

– Atendimento via suporte online: Ao invés de fazer as pessoas irem até sua sede física e ter acesso aos serviços somente nesse local, uma sugestão de transformação digital em sindicatos é o atendimento online. Ferramenta simples, porém, pouco utilizada nesse segmento.

– Divulgação de informações através de redes sociais e aplicativos: Alguns sindicatos ainda fazem aqueles jornalões mensais de divulgação de suas informações. Mas já pensou que seu associado também deve ter um celular com acesso à internet?

Por isso, você não precisa acabar com o jornal, mas aos poucos você pode ir conversando com o seu público através dessas ferramentas e oferecer uma nova experiência para eles. Tudo é questão de estratégia!

Seu sindicato digital

Esses são apenas alguns exemplos para melhorar a experiência digital no seu sindicato. No entanto, ninguém melhor que você para saber o dia a dia da sua organização sindical e pensar estratégias que possam fazer essa transformação digital.

Mas se você quer alguns conselhos e outras opções bacanas de transformações digitais em sua organização sindical, entre em contato conosco. Estaremos à disposição para esclarecer suas dúvidas e ajudar seu sindicato a entrar de vez na era digital!