Representação sindical: sistemas on-line para manter os filiados

Tempo de leitura: 6 minutos

A desfiliação é constante no seu sindicato? A comunicação pode ser o grande erro da sua gestão. Veja aqui dicas para aumentar a sua representação sindical

Está precisando melhorar a sua representação sindical? Quer manter os seus filiados junto ao seu sindicato? Então, fique atento a essas dicas de atividades simples que irão agradar seus filiados. Abra a sua cabeça e leia esse conteúdo com bastante atenção!

Reconhecimento e representação sindical

Hoje, mais do que nunca, para se manter forte, um sindicato precisa de filiados ativos. Após a aprovação da nova reforma trabalhista, as entidades perderam a contribuição sindical obrigatória que recebiam a cada início de ano e ficaram sem uma parte da receita. Ou seja, para sobreviver e continuar representando sua classe é necessário ter trabalhadores que contribuam mensalmente com uma parte do seu salário.

Ok. Isso você já sabe muito bem. Mas o que nós queremos saber é o que você está fazendo para alcançar esse objetivo. Pare um minuto e reflita sobre as perguntas a seguir:

  • A sua classe representativa sabe da existência do seu sindicato?
  • Reconhece sua entidade como seu representante?
  • Sabe o que faz um sindicato e a importância da contribuição sindical?
  • Conhece as suas causas e sabe pelo que o sindicato está lutando?
  • Sabe quais são as atividades e os benefícios que o sindicato oferece a cada trabalhador?
  • Entende que pode contar com a sua entidade para resolver problemas trabalhistas?

Se a sua resposta for “não” a uma ou mais perguntas (ou até mesmo todas), existe uma falha enorme na comunicação entre seu sindicato e a classe trabalhadora. Portanto, a sua representação sindical é muito menor do que poderia ser.

A aproximação com os seus filiados é fundamental

Aumentar a filiação é sempre um dos grandes desafios dos sindicatos. Mas o poder está todo nas suas mãos.

O reconhecimento do sindicato, a afirmação da representatividade sindical e o entendimento sobre a importância da contribuição. Isso tudo depende das suas ações, principalmente em relação à comunicação. Mas, para que suas estratégias deem certo, é preciso entender alguns aspectos.

Associados se engajam à medida que percebem que existe uma representatividade forte da sua classe. Participam quando percebem que sua entidade tem voz, tem opinião e tem projeção.

Mas contribuem financeiramente quando alcançam o sentimento de pertencimento. Quando se identificam e sentem-se fazendo parte daquele movimento.

Por isso, se o seu sindicato está distante dos trabalhadores, o sentimento de repulsa é quase inevitável. E a consequência é um alto número de inadimplentes ou baixo numero número de filiações. Com isso, as finanças da sua entidade ficam bastante comprometida.

Quer saber como resolver esse problema? Invista em uma comunicação eficiente. Para alcançar uma boa representação sindical, não basta apenas ter registro e alguns filiados inscritos. É fundamental encantar, entusiasmar e compartilhar atitudes, aspirações e conquistas. E o primeiro passo é melhorar as estratégias de comunicação.

Principais recursos para se comunicar com seus filiados

  • Site

Sua página deve estar sempre atualizada com noticias, conteúdos e ações do sindicato. E é importante que o site seja responsivo, ou seja, adaptado para acessos em plataformas mobile, como celular.

Além de estar otimizado com as técnicas mais modernas de SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de técnicas com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de buscas naturais (como o Google). Dessa maneira, mais pessoas terão acesso a ele.

  • Redes Sociais

Quem você conhece que não tem perfil em, ao menos, uma rede social? Além de possibilitarem uma comunicação mais rápida e direta, possibilitam uma maior interação e engajamento.

  • App exclusivo

A criação de um app para sindicato é uma estratégia para ampliar a comunicação direta entre sindicato e filiados. Sem contar que hoje o mundo está na palma das mãos. Coloque notícias, alertas e modos de arrecadação num aplicativo. Facilite a vida de seu filiado.

  • E-mail Marketing

Com formato semelhante ao jornal sindical, esse material possibilita passar informações com maior rapidez e diretamente na caixa de e-mail de cada filiado. É uma ótima estratégia para engajamento!

  • Campanhas com estratégia

Eventos e ações pontuais devem ser divulgados estrategicamente.  Experimente criar campanhas direcionadas, com criação de materiais como e-book (livro virtual), landing pages (páginas com formulários) e impulsionamento nas redes sociais. Tudo isso irá gerar engajamento e vai ajudar a sua entidade a ter uma maior representação sindical.

  • Linguagem e conteúdo

Sua estratégia só terá o efeito desejado se você falar a língua da sua categoria. Use uma linguagem com a qual os trabalhadores se identifiquem. Repense na identidade de seu sindicato e no que pode ser melhorado.

  • Jornais periódicos

A presença nas plataformas digitais é fundamental para aumentar a representação sindical. Mas não se esqueça do velho e bom jornal sindical. Ele continua sendo uma boa forma de informar sua base sobre as atividades da sua entidade. Principalmente quando ele é distribuído presencialmente.

Filiação a poucos cliques: facilite a vida do seu associado

Você sabia que é possível fazer filiação online no seu sindicato? Com a aplicação de um software específico, o cadastro é realizado por meio de um sistema online. O preenchimento do formulário é feito totalmente online, permitindo a localização dos dados com mais agilidade e praticidade.

Além de facilitar a vida do seu associado, a ferramenta online oferece otimização à gestão sindical e economia de tempo e recursos financeiros. Essa pode ser uma ótima estratégia para transpassar barreiras geográficas e aumentar sua base de filiados.

Hora da prática

Esse foi um bom texto de reflexão, não é mesmo? Mas, como dissemos lá no inicio do conteúdo, apontamos sim alguns erros que não podem nunca mais ocorrer. E você, com certeza, identificou grande parte deles no seu sindicato. Entretanto, você chegou aqui com a solução para eles e com novas ideias para implementar na gestão da sua entidade, certo?

Agora, é só começar a colocá-los em prática. E, se precisar de ajuda para acelerar o processo ou melhorar as estratégias, a Pandora é pioneira no desenvolvimento de software de gestão para entidades sindicais. São mais de 25 anos de experiência e uma equipe altamente qualificada que poderá te dar todo o suporte necessário para melhorar a sua comunicação e aumentar a sua representação sindical.