Qual o papel da comissão eleitoral no processo de votação on-line?

Tempo de leitura: 2 minutos

O momento de uma eleição é sempre conturbado e cheio de afazeres, seja uma eleição para cargo público ou para ocupar posições importantes dentro de uma empresa. Mas você sabe qual o papel da comissão eleitoral no processo de votação on-line?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, e com a agilidade em que o nosso mundo está mudando, muitos não estão acompanhando o poder que a tecnologia oferece de mudar espaços e atividades.

Se antes era necessário estar presente no local para acompanhar a votação ou averiguar os votos, agora basta ter acesso à internet para poder votar e conferir o resultado das eleições.

O processo ficou muito mais fácil, não é mesmo? Continue acompanhando o texto e saiba qual é o papel da comissão eleitoral no processo de votação on-line.

O que é mesmo uma comissão eleitoral?

Antes de continuar com o conteúdo, é imprescindível que você saiba o que é a comissão eleitoral.

Sempre que falamos sobre esse assunto, muitos brasileiros acabam se distanciando, seja por falta de conhecimento ou até mesmo por receio de exposição política.

Entretanto, conhecer o sistema de votação e eleição é uma das maneiras de assegurar que as etapas estão sendo cumpridas e verificadas.

E é exatamente para isso que existe uma comissão eleitoral. É por meio dela que todas as regras e parâmetros da eleição são constituídas.

Essa comissão fica responsável por acompanhar a candidatura de cada pessoa, garantindo que as promessas e conversas estarão de acordo com o que é possível prometer.

A ação desse grupo é para garantir que cada um tenha o direito de escolher em quem votar e que as propagandas estejam de acordo com as diretrizes liberadas.

Portanto, é fundamental que o trabalho desenvolvido pela comissão eleitoral seja respeitado por todos.

Existe um processo de votação on-line?

Você com certeza começou a se questionar sobre o voto on-line no Brasil, não é mesmo?

Por enquanto essa solução ainda não está disponível para as eleições para presidente, governador ou prefeito.

Entretanto, quando falamos de eleições dentro das empresas ou até mesmo para participar de grupos importantes, como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é possível que a empresa utilize uma plataforma para eleger os próximos representantes, de forma mais simples e ágil.

Como é o voto no Brasil?

Atualmente, os votos ainda são presenciais, fator que faz muitas pessoas se deslocarem no dia da eleição.

A última votação de âmbito nacional ocorreu em 2020, momento em que os estados elegeram prefeitos e vereadores.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem 147,9 milhões de eleitores no Brasil. Uma boa quantia, não é mesmo?

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.