Seu sindicato garante a proteção dos dados?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como seu sindicato garante a proteção dos dados de associados e membros? Especialistas reúnem dicas essenciais

Um sindicato exercita um papel fundamental de defesa e representação dos seus associados para garantir-lhes melhores condições de trabalho. Esse papel envolve lidar com informações e dados sigilosos de milhares de pessoas. Então, cuidar da proteção dos dados é fundamental para que o sindicato realize um bom trabalho.

Neste artigo, aprenda sobre como garantir a proteção dos dados do seu sindicato de maneira eficaz!

Proteção dos dados através do armazenamento correto 

proteção de dados
Garanta a proteção dos dados do seu sindicato através dessas simples sugestões

Como estão armazenados os dados na sua entidade? Caso estejam salvos em documentos manuais, em papel, é muito importante cuidar da transição para que os dados passem a ser digitais.

Se os dados estão salvos em planilhas de Excel, como na maior parte dos casos, deve-se cuidar da forma como as mesmas estão armazenadas. O armazenamento pode:

  • Local: Trata-se da infraestrutura física da própria organização, onde estão armazenados os dados;
  • Na nuvem: Os dados estão disponíveis on-line, independente do acesso via computador específico, e podem ter o acesso protegido por senhas ou autorizações específicas. Normalmente envolve a contratação de uma infraestrutura já existente,
  • Por provedores: Trata-se da contratação de uma infraestrutura terceirizada especializada na hospedagem de redes, que reforça a segurança e a proteção dos dados da entidade.

Senhas: quem tem acesso a elas?

Garantir a proteção dos dados significa proteger ao máximo as informações da organização contra possíveis vazamentos.

Grande parte das informações estão contidas em planilhas ou sistemas específicos, certo? Um passo importante na proteção de dados do seu sindicato é adotar a restrição de acesso através de senhas específicas. Elas permitem que um determinado departamento seja impedido de acessar as informações de outro, por exemplo.

Esses acessos também podem ser organizados de acordo com hierarquia ou outro formato que faça sentido para a rotina da organização. O sistema oferecido pela Pandora, por exemplo, permite que essa funcionalidade seja adotada pelo sindicato agora mesmo.

Garanta Backups dos dados

Backups são medidas tomadas para salvar informações e evitar a perda das mesmas por conta de erros, falhas de equipamentos ou até mesmo ataques digitais.

Tradicionalmente os backups são realizados em hardwares: DVDs, pen drives ou HDs externos. Atualmente, são comumente realizados em plataformas de armazenamento de arquivos na nuvem, permitindo o backup salvo on-line.

Como medida mais segura atualmente, é possível utilizar sistemas para que os backups aconteçam com recorrência e assim mantenham os dados sempre protegidos e atualizados, com acesso restrito.

Cuidado com a gestão de Tecnologia da Informação do sindicato

A área de gestão da informação é responsável por grande escala de transação de informações sobre o sindicato e seu trabalho.

Desta forma, é muito importante sentir confiança pelas pessoas responsáveis por esse trabalho. Neste caso, especialistas recomendam que seja privilegiada a contratação de empresas especializadas ou profissionais fixos para isso. Cuide da relação com os responsáveis pela gestão da área, para que seja sempre próxima e confiável.

Contrate empresas terceirizadas de confiança e ampla experiência no mercado para realizar a gestão. Assim, priorize não somente prestadores de serviços de tecnologia da informação, como também empresas especializadas em realizar esse serviço direcionado a sindicatos.

Organize as informações através de um sistema de gestão

A rotina administrativa de um sindicato envolve a organização de inúmeros documentos, relacionados a diferentes áreas de trabalho. O uso de um sistema de gestão específico para o sindicato contribui com a organização clara de todo o trabalho que acontece.

Com isso, as informações são rastreadas com proximidade, garantindo a proteção contra vazamentos de informação e o bloqueio contra determinados acessos. Além de garantir a organização dos dados de forma transparente e clara.

Essas foram algumas sugestões para garantir a proteção dos dados do seu sindicato. Caso queira trazer mais organização e segurança para a rotina da sua entidade, conheça as soluções oferecidas pela Pandora e conte conosco!