O que é software livre e como usá-lo sem ser programador?

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber o real significado sobre o que é software livre te permite ampliar e compartilhar conhecimento

Você já deve ter ouvido falar sobre o que é software livre, certo? Infelizmente, o conceito é bastante difundido de maneira equivocada, sendo entendido como um código aberto e gratuito. Porém, temos que ter em mente que o Software Livre não está ligado a uma questão de valores, mas de liberdade.

O que é Software Livre?

o que é software livre
Conhecer sobre o que é software livre traz benefícios de conhecimento

Um programa de computador pode ser definido ou não como software livre. Isso porque existem critérios que classificam este sistema e resolvem essa importante questão.

Software Livre é um programa que prioriza e respeita a liberdade, bem como o senso comum de comunidade de seus usuários. Ou seja, podemos dizer que esse tipo de software permite que seja copiado, modificado, estudado, executado e melhorado.

Por isso o conceito vai além da questão do preço e se estende para a liberdade de uso, a fim de ampliar e compartilhar o conhecimento.

Desta forma, qualquer tipo de pessoa ou organização pode usufruir do software para desenvolver qualquer tipo de trabalho ou propósito.

As quatro liberdades do Software Livre

Segundo a Free Software Foundation (FSF), organização sem fins lucrativos que se dedica ao incentivo e defesa do software livre, existem quatro liberdades fundamentais que classificam o software como livre e se opõem às licenças restritivas.

  • Liberdade 0: O usuário pode executar o programa como quiser, para qualquer finalidade;
  • Liberdade 1: O usuário pode estudar o programa e modificá-lo para se adaptar as suas necessidades, tendo acesso ao código-fonte;
  • Liberdade 2: O usuário tem a liberdade de distribuir cópia do programa com o objetivo de auxiliar e compartilhar conhecimento;
  • Liberdade 3: O usuário também possui a liberdade de aperfeiçoar o software e distribuir com a mesma finalidade de beneficiar o próximo.

Podemos concluir então que, ao seguir todas essas liberdades, você sabe exatamente o que é software livre.

Como utilizar o software livre além da programação?

Toda a liberdade que compõe o software livre permite que o usuário vá além do código. Isso mesmo! Sem que haja a necessidade de comunicar ao desenvolvedor ou outra entidade específica, o software oferece diversas utilizações.

Se você não é programador, por exemplo, o software fornece a oportunidade de estudo de seu código-fonte, adaptação desses códigos as suas necessidades, além da distribuição da cópia do programa para outras pessoas.

O propósito está baseado e fundamentado no objetivo de ser útil, mesmo que de maneira comercial. Portanto, ainda é possível vender o software desde que ele esteja dentro dos requisitos de liberdade.

No terceiro setor, por exemplo, a busca por uma gestão ideal e representativa é facilitada com a utilização de softwares livres que permitem compartilhar e transmitir a liberdade de conhecimento e organização. E o melhor: de maneira mais econômica, justa e prática!