5 razões para os sindicatos investirem em um software de gestão

Tempo de leitura: 3 minutos

A gestão sindical possui uma série de atividades burocráticas. E, embora sejam entidades sem fins lucrativos, convém adotar boas práticas para que todos saiam ganhando. Especialmente quando o sindicato começa a crescer, torna-se desafiador continuar administrando os processos diários de forma manual, como em planilhas do Excel, por exemplo.

É neste momento que o seu sindicato precisa investir em um software de gestão. A adoção desse sistema muitas vezes é vista como um custo, mas na verdade ele agrega benefícios que todas as entidades buscam. Quer saber quais? Confira cinco razões para os sindicatos investirem em um software de gestão!

Melhor fluxo de informações internas

O software de gestão sindical é integrado, isto é, gerencia processos de vários departamentos da entidade. E, como se sabe, todo setor tem seu trabalho afetado por outras áreas, e quando não há comunicação interna, o trabalho perde o rumo.

Um sistema automatizado otimiza esse processo, já que todas as informações ficam disponíveis em um único banco de dados, diminuindo a incidência de erros e aumentando a produtividade.

Controle de filiados e associados

Quem trabalha na gestão de um sindicato sabe o quão difícil é o gerenciamento dos cadastros, até mesmo para identificar os associados que estão ou não ativos. Mais uma vez, a ferramenta de gestão facilita a organização dos dados dos contribuintes e seus respectivos processos de cobrança.

Além disso, o software também promove maior eficiência na própria comunicação entre a entidade e seus associados, de forma que não haja nenhum mal-entendido no processo.

Redução de custos administrativos

Um software de gestão reduz consideravelmente o risco de erro humano, o que por consequência também impacta na redução dos custos. Ademais, você conta com dados na palma da mão sobre o desempenho de cada departamento do sindicato. A automatização das tarefas permite até que você possa trabalhar com uma equipe mais enxuta, o que também impacta na contenção de gastos.

Aumento do valor de arrecadação sindical

É claro que o lucro não é propriamente o objetivo final dos sindicatos, mas ele também é importante em alguns momentos, como na realização de ações em favor dos associados.

De toda forma, a adoção de um software de gestão contribui diretamente para o aumento da arrecadação sindical. Isto porque, como o sistema automatiza os registros financeiros, sobra mais tempo para se dedicar a ações estratégicas (captação e engajamento de associados), além de ter à disposição, através do software, dados que permitem identificar estratégias que dão certo e sazonalidades.

Segurança dos dados

Como você tem protegido os dados dos seus associados? No computador do sindicato? Saiba que você está sujeito a perder essas informações por uma série de razões, inclusive daquelas que achamos que nunca podem acontecer conosco.

Um software de gestão elimina esse problema, já que a tecnologia em nuvem permite que os dados do sindicato fiquem armazenados em ambientes protegidos. Além disso, é possível criar níveis de acesso a esses dados dentro da entidade, evitando que sejam usados de forma indevida.

Gostou das dicas? A Pandora trabalha com desenvolvimento de sistemas de gestão para sindicatos. Conheça-os agora mesmo!