Quer reduzir custos na sua entidade sindical? Conheça a Pandora Soluções!

Tempo de leitura: 3 minutos

A queda da obrigatoriedade da contribuição sindical, trazida pela Reforma Trabalhista, aliada com o aumento do desemprego, trouxe um grande impacto no orçamento dos sindicatos.

Para combater a queda na arrecadação e conseguir sobreviver, é necessário que haja uma redução dos custos administrativos.

Para tanto, o primeiro passo para se ter uma gestão financeira adequada de um sindicato é preciso avaliar se já existe uma gestão eficiente do orçamento.

Isto significa apurar quanto o sindicato vai receber e quanto se tem que pagar.

Para tanto, é necessário que o gestor controle a rotina administrativa analisando:

– Os custos: Faça um levantamento de todos os custos que existem no sindicato, verificando se eles te dão o retorno que é esperado. Aqueles que ficar configurado como desperdício devem ser cortados imediatamente. Analise bem, pois uma redução em um custo que dava retorno ao sindicado pode gerar um efeito pior.

– Fluxo de caixa: Analise os últimos 12 meses do caixa, os períodos em que houve maiores custos e receitas. Com base nisto, trace um planejamento financeiro futuro, incluindo a negociação com prestadores de serviço ou fornecedores.

Caso ainda não exista este controle, é necessário que haja um levantamento da estrutura financeira do sindicato, a fim de que se possa apurar o seu fluxo de caixa.

Não se esqueça de acompanhar as atividades e processos através de reuniões semanais. Com isto, é possível identificar aquilo que precisa ser mudado e que causa insatisfação por parte dos filiados. Permitindo, inclusive, encontrar soluções mais rápidas.

É importante também, engajar toda a equipe neste processo de reorganização e corte de gastos, a fim de que todos participem e entendam que as mudanças estão vindo para que o sindicato possa se manter ativo e continuar com sua missão institucional.

Outro ponto para te ajudar a manter o orçamento do sindicato na linha é contar com softwares especializados que registram todas as informações necessárias e te informam diariamente o real estado das finanças do sindicato.

Quer saber mais como a Pandora soluções pode te ajudar a reduzir os custos? Continue lendo este post.

Conheça o que a Pandora Soluções pode fazer por você

O processo de automatização dos processos através da Pandora Soluções permite que a sua gestão sindical se torne mais efetiva, segura e eficiente.

Isto porque, por meio da utilização do software é possível:

– Cadastrar todas as informações necessárias para o controle administrativo do sindicato como os planejamentos gerenciais e estratégicos, bem como todos os dados relativos às finanças da entidade;

– Acompanhar em tempo real e medir as metas propostas pelo gestor para melhorar o caixa dos sindicatos;

– Analisar a evolução de cada um dos departamentos do sindicato, de acordo com as metas estabelecidas;

– Maior controle das informações e dados, diminuindo os riscos de erro humano. Além de permitir uma maior segurança da informação, uma vez que apenas algumas pessoas terão acessos aos dados.

Além disso, a automatização do processo permite que o sindicato conte com um número menor de equipe, diminuindo o custo administrativo de contratação de pessoal.

Se você quer ter um software que atua em todas as etapas do plano sindical e ainda te ajuda na gestão orçamentária e nas análises de custos, a Pandora é o melhor software disponível no mercado e sua melhor opção.

Entre em contato com a gente e comece hoje mesmo a reerguer as finanças do seu sindicato.