Tudo que você precisa saber antes de contratar um software de gestão para seu sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer negócio precisa de uma boa gestão empresarial para que possa crescer e se manter estável no mercado. São diversos os processos diários, documentações, análises necessárias para a tomada de decisão, segurança dos dados e muitos outros fatores que determinam o funcionamento de uma empresa.

Por conta da alta complexidade de processos e dados que permeiam uma empresa, principalmente as de médio e grande porte, é necessário otimizar a gestão ao máximo, contratando um software para gestão empresarial. No caso dos sindicatos, apesar de não haver atividade comercial propriamente, a rotina administrativa, financeira e organizacional existe e é de suma importância estar bem organizada.

Para isso, recomenda-se o uso de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que no português quer dizer Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Com essa ferramenta, é possível administrar e gerir melhor o sindicato, integrando os processos, dados e sistemas existentes no negócio.

Atualmente, é bastante comum que as empresas se preocupem em contratar um software de gestão para auxiliar na rotina e na tomada de decisão. Por conta disso, a quantidade de sistemas disponíveis para essa finalidade no mercado é bastante expressiva, o que acaba por confundir a cabeça do empresário sobre o que é necessário ter em um software para diferenciá-lo dos demais.

Para ajudá-lo nessa decisão, elencamos o que você precisa saber antes de contratar um software de gestão. Confira.

O que o seu sindicado precisa ou espera?

Antes de decidir qual software é o mais ideal para a gestão do seu sindicato, é preciso saber exatamente quais são as necessidades que você espera que sejam supridas pelo sistema.

Desafios e metas são o ponto de partida da escolha do ERP mais adequado. Antes de contratar, elenque exatamente quais os obstáculos enfrentados hoje na gestão do sindicato, as contingências e resultados esperados para os seus processos.

Defina os seus processos de trabalho, analise as necessidades operacionais de seus funcionários, quais os pontos críticos de trabalho e retrabalho, bem como os seus projetos de expansão.

Após isso, analise as opções disponíveis e veja como cada solução pode transpor estes desafios e definindo quais estão oferecendo mais recursos e ferramentas para alcançá-los no sindicato.

Modular e customizável

Um bom software de gestão empresarial deve, primordialmente, atender às necessidades particulares das empresas. Dessa forma, opte por aqueles sistemas que sejam modulares, ou seja, que sejam segmentados por módulos úteis, que possam ser adquiridos e montados separadamente, ao mesmo tempo que você está customizando a “cara” e as funções do seu software de acordo com necessidade do seu sindicato.

Bom suporte

Como qualquer serviço tecnológico, um software de qualidade deve contar com um bom suporte para atender ao seu sindicato e resolver possíveis problemas que surjam com o mesmo.

A rapidez com a qual um problema é resolvido e a certeza de que alguma solução será implementada impactam diretamente no andamento das atividades do sindicato. Um software em que os problemas não são solucionados, pode influenciar negativamente em diversos processos, até mesmo aqueles geridos pelo próprio sistema, podendo resultar, ainda, em perda de dinheiro.

Conheça o nosso sistema de gestão para sindicatos: clique aqui.

Conheça o Panagora