Como planejar uma estratégia para o crescimento de seu sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Não há mais espaço para o crescimento de instituições sem um planejamento claro e objetivo, que coloque metas, oriente os responsáveis pelo projeto e gere o engajamento necessário com o público. Sindicatos também se encaixam nesta situação.

Este tipo de organização é fundamental para proteger direitos fundamentais de trabalhadores de determinada categoria, permitindo que todos tenham chances de crescer, com o suporte e a base de uma instituição capaz de negociar e fornecer auxílio a todos.

Mas para que um sindicato tenha aderência e aumente sua ação, com mais condições materiais e pessoais para tal, é necessário uma boa estratégia.

E é com essa ideia que trabalharemos nas linhas a seguir. De que forma os gestores podem criar um plano ideal para que o sindicato cresça e melhore seu nível de atuação no segmento em que se encaixa?

Como planejar a estratégia para o sindicato crescer

O primeiro passo para criar qualquer estratégia de ação é conhecer o contexto em que o sindicato está inserido. Para isso, é necessário um grande estudo de caso. Qual o número de filiados, quais foram as porcentagens de crescimento ou encolhimento em relação à adesão nos últimos meses etc.

Além disso, uma análise sobre o orçamento também é fundamental para saber se o momento é saudável ou necessita de reajustes.

Com os dados em mãos, já fica mais fácil dar início ao projeto. O planejamento estratégico será feito de acordo com os números obtidos no estudo. Sendo assim, é essencial que a leitura dos dados seja precisa. A partir disso, se desenvolve o plano.

A estratégia também precisa levar em conta uma série de fatores, para além dos números em si. Qual o perfil médio dos filiados? Quais seus ganhos mensais, seu engajamento com a classe em que atuam?

Fazer esta análise também é fundamental. Uma classe mais participativa exige um sindicato mais presente. Logo, a instituição precisa se moldar para que haja uma relação de confiança, o que certamente levará ao crescimento.

Além disso, é importante que se planejem metas, que serão relatadas aos filiados. Uma instituição que se mostre atenta e com vontade de crescer e melhorar sua atuação tende a receber mais adeptos.

Por isso, criar um plano de metas e objetivos, para determinados espaços de tempo (semanas, meses ou até a longo prazo) é essencial na formulação de uma estratégia de crescimento.

E na hora de planejar a estratégia, além dos objetivos em si, também é preciso pensar na gestão. De que forma estes planos serão cumpridos?

Neste momento de criar um projeto, é necessário saber qual serão as tecnologias empregadas, a linguagem, todos os detalhes da gestão que será feita a partir do planejamento traçado.

O fato é que, para planejar uma estratégia de crescimento do sindicato, é importante que os gestores tenham um amplo estudo sobre o estágio atual, para facilitar a tomada de decisões para o futuro.

E, a partir disso, lançar um programa completo e que não seja apenas uma carta de intenções, mas sim um projeto com os detalhes de como a ação será tomada e de que forma isso impactará no segmento. Esta firmeza já será o primeiro passo para cativar e convencer os filiados e interessados em se juntar ao grupo.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre este tema? Temos especialistas prontos para ajudar com ideias e soluções para a sua ideia e o seu plano. Não perca tempo e fale com a gente.