Quais os sindicatos mais procurados pelas pessoas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe quais são, hoje, os sindicatos mais procurados pelas pessoas? De modo geral, podemos dizer que há no Brasil sindicatos que são mais fortes e conhecidos que outros, sendo assim, mais procurados pelas pessoas.

Para saber quais são, continue a leitura. Aqui, reunimos os principais:

Ordem dos Trabalhadores do Brasil

Também conhecida pela sigla OTB, a Ordem dos Trabalhadores do Brasil foi fundada em 2015, tendo, portanto, mais de 4 anos de existência.

É uma organização de caráter privado que reúne trabalhadores de diversos segmentos do mercado, com o objetivo de debater e fortalecer a classe trabalhadora e propiciar o desenvolvimento econômico saudável e sustentável.

A OTB está presente em 18 estados e em dezenas de cidades brasileiras e conta com milhares de filiados.

Central Única dos Trabalhadores

Considerada a maior central sindical do Brasil, a Central Única dos Trabalhadores, também conhecida como CUT, reúne diversas confederações e sindicatos de trabalhadores de diversos segmentos do mercado, com o fito de promover o debate a respeito dos direitos trabalhistas e de fortalecê-los.

Está presente nos estados brasileiros e a sua sede fica localizada em Brasília, capital federal.

De acordo com o Ministério do Trabalho, conta com mais de 3 milhões de filiados e cerca de 3 mil sindicatos, sendo alguns deles a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas).

União Geral dos Trabalhadores

Está também entre as principais centrais de sindicatos a União Geral dos Trabalhadores, que conta, atualmente, com mais de 2 milhões de filiados, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Cabe a União Geral dos Trabalhadores, a qual também é conhecida pela sigla UGT, lutar pelos direitos dos trabalhadores, de modo a desenvolver um ambiente de trabalho e econômico saudável, que prime pela qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores.

Está também entre as suas bandeiras o fortalecimento da classe trabalhadora. Para isso, oferece cursos, oficinas, entre outros meios para que o trabalhador conheça melhor os seus direitos.

Força Sindical

A Força Sindical foi fundada em 1991 e reúne sindicatos de diversas partes do Brasil que lutam, cada qual, pelos seus direitos e espaço no âmbito da sociedade e da economia. Atualmente, conta com mais de 8 milhões de filiados, conforme dados da própria central.

Desde 1991, a Força Sindical não para de crescer. De acordo com a entidade, “Em 95, apenas quatro anos após a fundação, a central contava com 445 entidades associadas e 4.215.927 trabalhadores na base. Os mais diversos setores já compunham a entidade, como prestação de serviços, vestuário, indústria, comércio, rurais e tantos outros. Em agosto de 99, éramos 968 entidades associadas e 8.258.329 trabalhadores na base. Percentual de crescimento nos últimos 4 anos: 117,5% a mais de entidades associadas e 95,9% a mais de trabalhadores na base. Hoje, a Central possui em seus quadros 1635 entidades sindicais filiadas. Números esses que mudam a cada dia, pois, a cada nova contagem, algum outro sindicato, federação ou confederação de alguma parte do Brasil preenche sua ficha de filiação e engrandece a Força Sindical. Em todos os sentidos”.

Como vimos, esses são alguns dos principais sindicatos ou centrais do Brasil, sendo também muito procurados. Os números de filiados demonstram isso, bem como o fortalecimento do setor.

Para ler outros conteúdos como este, não deixe de acessar nosso blog. Combinado?