Falha em gestão por processos afeta todo e qualquer sindicato atualmente

Tempo de leitura: 5 minutos

Mudando o estilo de gerenciamento usual, a gestão por processos põe fim na separação de atividades e otimiza resultados. Quer saber mais sobre isso? Leia aqui

Conceito que interliga tecnologia da informação e uma melhor geração de negócios, a gestão por processos é essencial. Afinal, é capaz de otimizar resultados e melhorar o andamento das ações e atividades de um negócio. Mas será que isso também vale para o seu sindicato e para as suas ações?

Não se preocupe com essa dúvida. Nesse artigo vamos explicar, de forma simples e direta, como a interação entre os departamentos pode mudar, significativamente, os resultados da sua atuação através de uma eficiente gestão por processos.

E você vai entender a razão dessa alternativa, ao estilo de gerência por departamentos, estar cada vez mais difundida. Isso porque ela vem sendo adotada pelos mais diversos segmentos de negócios e também por vários sindicatos!

Gestão de processos ou gestão por processos?

Aparentemente, a única diferença entre esses dois termos é a forma como se fala, não é mesmo? Entretanto, são dois conceitos diferentes. E é bem comum confundir os dois ou mesmo pensar que se trata de um mesmo procedimento, o que é inadequado.

Assim como a diferença na forma de falar é bem discreta, o que difere os conceitos de gestão de processos e a gestão por processos também é bem sutil. Veja abaixo:

Gestão de processos é ação de monitorar e manter sob controle os processos que já estão mapeados e funcionando conforme planejado.

Gestão por processos é a busca por uma organização mais ampla dos processos da organização, inter-relacionando diversas áreas. A gestão, então, monitora os processos que estão interagindo entre si, como um todo e não somente partes individuais. Dessa forma, processos operacionais que envolvem vários setores oferecem melhor experiência ao filiado, garantindo a sua satisfação. Essa é uma das razões para optar por gestão por processos em seu sindicato.

O que esperar da gestão por processos?

Com uma maior interação entre as áreas, ocorre a otimização, padronização e controle dos processos. Isso fortalece os resultados das suas ações, a partir de uma visão da estratégia com um todo e não separado por partes.

Quando processos, equipe e sistemas estão interligados, a gestão por processos permite:

  • Gestão alinhada à estratégia do sindicato;
  • Foco no aprimoramento do serviço;
  • Análise constante do desempenho dos processos por meio de indicadores;
  • Melhor direcionamento das equipes de trabalho;
  • Implementação de estratégias e gestão de processos organizacionais;
  • Simplicidade, flexibilidade e mais agilidade no desenvolvimento das atividades;
  • Aplicação de abordagens inovadoras;
  • Melhora na gestão do conhecimento organizacional e das competências;
  • Melhor comunicação nos setores internos do sindicato;
  • Fortalecimento da comunicação com os filiados e a comunidade.

O que pode acontecer quando não existe uma boa gestão por processos?

Se com a gestão funcionando corretamente o sindicato consegue alcançar bons resultados e prosperar, sem ela pode ficar para trás e inclusive acumular dívidas e processos.

Sem um controle efetivo das atividades e uma política de ação, os funcionários podem se sentir perdidos quanto ao rumo das suas tarefas. Afetando seus resultados e, principalmente, seu contato com os filiados.

E quando os processos não fluem de forma adequada, a inexperiência ou falta de gestão adequada pode chegar até a percepção dos associados. Como consequência, experiências negativas podem afastá-los do seu sindicato, fazendo que a sua credibilidade seja colocada em dúvida.

Como implantar a gestão por processos no meu sindicato?

O primeiro e mais importante passo para aplicar com sucesso a gestão por processos é ter uma estrutura de TI atrelada aos processos do sindicato. Isso porque sistemas de informação adequados e atualizados são fundamentais para se ter uma gestão por processos eficiente.

Entretanto, muitos sindicatos, até mesmo os maiores e com mais representatividade, se esbarram nesse ponto principal. Eles se mantêm com sistemas de TI antigos os quais, por vezes, não estão alinhados à sua área de atuação.

E esse erro é motivado pelo fato dos gestores, equivocadamente, acharem que esses sistemas fazem diferença para o andamento dos seus negócios.

Aqui nesse artigo, você pôde entender a importância da gestão por projetos para obter resultados mais eficientes para suas ações. Agora, o segundo passo é entender a modernização dos sistemas, é extremamente necessário para mapear e automatizar todos os processos.

Se não for possível estabelecer uma estrutura de TI interna própria, é recomendada terceirizar essa demanda.

Com mais de 25 anos de experiência no mercado do terceiro setor, a Pandora é pioneira no desenvolvimento de soluções de Software para Gestão Sindical. Nossa equipe altamente qualificada vai cuidar do seu sindicato e implementar com sucesso uma efetiva gestão por processos, melhorando seus resultados e otimizando as ações sindicais.

Se você precisa melhorar ou mesmo implementar a gestão por projetos no seu sindicato, podemos oferecer as melhor soluções de tecnologia. Deixe seu comentário aqui em nosso blog ou entre em contato para saber o que podemos fazer por você!