Como potencializar as receitas em sindicatos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Após a Reforma Trabalhista, os trabalhadores não são mais obrigados a pagar a contribuição obrigatória para os sindicatos. Com isso, os sindicatos amargaram uma queda nas suas arrecadações, pois a contribuição passou a ser opcional.

Outra mudança é que acordos outrora feitos somente pelo sindicato, a partir de agora podem ser feitos entre empregado e empregador, fazendo com que o funcionário fique à mercê dos seus próprios conhecimentos para fazer acordos, pois não haverá mais a conferência feita pelo sindicato.

Isso fez com que muitas entidades precisassem se reinventar, isto é, investir em novas estratégias para conquistar novos afiliados.

Como atrair mais trabalhadores filiados para o sindicato?

Diante desse cenário, os sindicatos precisam chamar a atenção do seu público para conseguir novos filiados e, por consequência, aumentar sua receita. Em princípio, pode parecer uma tarefa difícil, mas nós separamos algumas dicas para você implantar na sua entidade:

• Mostre a atuação do sindicato: muitos trabalhadores sempre dizem que o sindicato nunca faz nada por eles, então essa é a hora de você mostrar todas as conquistas que o sindicato já obteve para a categoria. Divulgue o trabalho que o sindicato está fazendo. Você pode também fazer uma retrospectiva a qual mostre tudo que o sindicato já alcançou.

• Use canais de comunicação: para você mostrar ao trabalhador as conquistas e planos do sindicato para a categoria, é muito importante utilizar os meios de comunicação. Você pode utilizar as mídias digitais, fazer folhetos explicativos, jornais e murais.

• Invista na comunicação: além de usar a comunicação digital e impressa, não espere o seu público chegar até você, faça visitas a empresas e demonstre o trabalho do sindicato e o que ele pode fazer pela classe.

• Fidelize os associados: você pode oferecer benefícios para os associados e fazer ações de marketing. Por exemplo, se alguém trouxer um associado, os dois ganham um brinde.

• Seja prestativo: sempre que alguém lhe procurar, mesmo que não seja associado, dê todas as informações, pois assim o trabalhador perceberá o quanto o sindicato se preocupa com os problemas dos trabalhadores.

• Amplie os convênios médicos: se o sindicato não tem nenhum tipo de convênio médico, busque parcerias. Se o sindicato já tem, veja se é possível aumentar ainda mais a lista de parceiros.

• Aposte em conhecimento: faça parcerias com escolas, cursos e profissionais que possam contribuir para o crescimento do trabalhador. Essas parcerias são muito vantajosas para a categoria, já que são fornecidos descontos para filiados.

• Invista no lazer: se o sindicato não tem uma colônia de férias ou camping, talvez seja a hora de atrair o seu público com parcerias em hotéis e agências de viagens que ofereçam desconto para a sua classe.

• Tenha um banco de dados: o sindicato precisa conhecer o seu público, por isso é importante ter um banco de dados com as informações da categoria.

Hoje em dia, existem softwares de gestão que auxiliam na organização de dados, custos, entre outras funcionalidades. Nossa empresa possui uma ferramenta perfeita para sindicatos. Para mais informações, entre em contato.