Afinal, a assinatura digital é realmente segura?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, essa é uma dúvida bastante comum na cabeça das pessoas. Antes manuais, grande parte dos processos das empresas se tornou digital, assim como a assinatura, que migrou do tradicional papel para se tornar digital.

Saiba que a assinatura digital é totalmente segura, até mais do que as feitas em papel, que estão sujeitas à falsificações e fraudes. A assinatura digital utiliza meios eletrônicos para comprovar a autenticidade de quem assinou determinado documento, como a criptografia.

Isso garante o mais alto nível de segurança nas transações, além de mais praticidade. É importante ressaltar que existem diferenças entre assinatura digital e eletrônica, que vamos esclarecer ao longo deste artigo.

Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

A assinatura eletrônica utiliza diversos meios virtuais para assinar um documento, como criptografia, login e senha, o envio de um SMS para o celular, envio de e-mail ou o IP do dispositivo para reconhecer o seu autor.

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que faz uso da criptografia por meio de sistema de chaves públicas e privadas para comprovar a identidade do usuário que assina um documento. Ela exige o uso de um certificado digital, que é uma espécie de identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas para garantir a autenticidade da transação.

O que garante tamanha segurança é que uma vez assinado dessa maneira, o documento não pode ser mais alterado de nenhum modo. Todas as informações de quem assinou, quando, como, onde e o que ficam registradas e criptografadas. Todo esse mecanismo é a prova de fraudes ou rasuras, diferente da assinatura eletrônica ou manuscrita.

Outro ponto que torna as assinaturas digitais seguras é que elas estão amparadas por lei. Desde 2001, com a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, os documentos assinados digitalmente têm a mesma validade jurídica no Brasil do que os feitos em papel e servem para qualquer tipo de contrato.

Documentos em papel são mais difíceis de serem armazenados e ocupam muito espaço em ambientes empresariais. Isso sem falar também no risco de perda e roubo de informações. Os dados digitais ficam armazenados em nuvem, em servidores criptografados extremamente seguros com certificação nacional e internacional.

Além disso, os documentos estão disponíveis para serem consultados a qualquer momento por meio de computadores, smartphones ou tablets. O usuário ainda pode optar por permitir o acesso mediante apresentação de login e senha, trazendo mais segurança para as informações.

O uso desse recurso confere muito mais agilidade em diversos processos, já que não existe a necessidade da presença física das partes interessadas. Além disso, é uma forma de diminuir custos com a impressão de papel e ter mais competitividade no mercado, já que elimina grande parte da burocracia.

Para obter uma assinatura digital é preciso procurar uma autoridade certificadora, que vai fornecer e assinar os certificados digitais. Basta escolher o tipo de certificação, A1 ou A3, fazer o pagamento da taxa e realizar a validação presencial com os documentos necessários.

Saiba mais sobre soluções tecnológicas, entre em contato com nossos especialistas e traga os benefícios da transformação digital para a sua empresa.