Como conseguir um registro sindical

Tempo de leitura: 4 minutos

Como conseguir um registro sindical

Conseguir um registro sindical é uma tarefa necessária para quem atua com sindicatos. Porém, fique atento: até o dia 30 de abril de 2020, o requerimento de novos registros sindicais estão suspensos pelo Governo Federal. A medida foi tomada para que o Ministério da Justiça possa adequar os procedimentos administrativos, normativos e logísticos para dar andamento a esse trabalho, que antes era feito pelo Ministério do Trabalho.

A boa notícia é que o prazo para que tais adequações sejam feitas já está perto do fim e logo as emissões de registro sindical devem voltar ao normal. Isso significa que os interessados em obter tal documento poderão dar entrada no procedimento, que seguirá sendo feito de forma totalmente eletrônica, por meio do site www.justica.gov.br.

O procedimento para conseguir o registro sindical é totalmente online e dividido em duas fases. Na primeira, você deverá entrar no site do Ministério da Justiça (justica.gov.br) e acessar o sistema de “Cadastro Nacional de Entidades Sindicais”, também conhecido como “CNES”. Nessa aba, inicie o registro da solicitação com as informações do sindicato.

Concluída esta etapa, você deverá partir para o segundo passo: entrar no portal do Sistema Eletrônico de Informações do Ministério da Justiça e apresentar os documentos a serem solicitados, todos no formato pdf.

Importante: para ter acesso ao sistema e fazer a solicitação do registro sindical, o solicitante deve possuir certificado digital, conforme determinação da Portaria 268, de 21 de fevereiro de 2013. Mesmo que a Constituição Federal garanta que as entidades sindicais não dependam de autorização da Administração Pública para sua fundação, é necessário seu registro para evitar que duas ou mais associações representem a mesma categoria profissional ou econômica.

Com as duas etapas concluídas, o pedido para registro sindical é encaminhado para análise. A avaliação do requerimento pode ser feita em um prazo de até nove meses.

Dicas para a manutenção do sindicato

Após concluída a etapa de registro sindical, é importante que os responsáveis pela administração se atentem à sua manutenção. Por exemplo, é essencial que o sindicato possa contar com um sistema de gestão e de infraestrutura de TI que possibilitem o acompanhamento de todos os processos-chaves da entidade.

Atualmente existem diversos softwares voltados à gestão de sindicatos. Com o uso desses recursos da tecnologia, as entidades podem ter maior controle sobre os seus processos administrativos e outros benefícios no dia a dia, tais como:

– Maior controle financeiro;

– Gestão das contribuições;

– Redução de custos;

– Redução de esforço operacional;

– Customização de formulários;

– Base de associados;

– Históricos financeiros.

Apesar de não ser uma empresa, não ter fins lucrativos e ter por objetivo principal a defesa dos interesses das classes trabalhadoras que representam, os sindicatos precisam se adaptar aos novos tempos, que exigem a oferta de produtos/serviços que venham a agregar na vida do trabalhador.

O grande desafio dos sindicatos, portanto, é vender a imagem da entidade. Mas como fazer isso com tantas possibilidades e conteúdos sobre todas as áreas que estão disponíveis nos dias de hoje? Com uma boa estratégia de comunicação.

Atualmente, a importância do marketing para sindicatos é muito grande e permite à entidade estabelecer uma relação positiva com os seus possíveis associados, ajudando-os a entender sua real função e relevância – tanto para o indivíduo quanto para toda a classe representada.

Além disso, o marketing ajuda a fortalecer o relacionamento, tanto pessoal quanto profissional, dos associados do sindicato. Com uma boa comunicação, é possível manter uma relação positiva e duradoura entre ambas as partes.

O marketing digital, por exemplo, é uma excelente ferramenta que pode ser usada para destacar os serviços do sindicato, além de suas maiores realizações. Hoje, com as redes sociais, temos um ambiente propício para gerar conversas e reunir pessoas com interesses em comum em uma mesma página. Para isso, os sindicatos, assim como empresas privadas, precisam investir em estratégias de comunicação digital propícias para o seu meio, com conteúdos e linguagens adequadas.

Quer saber mais? Conheça a Mhais Comunicação!