Os sindicatos e a transformação digital

Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos em uma Era caracterizada pela intensa revolução e inovação digital. É comum que a internet nos auxilie ou, até mesmo, faça por nós várias atividades do dia a dia.

Além disso, o trabalho é um dos setores mais afetados pelo desenvolvimento da tecnologia. A todo o momento surgem novas máquinas e programas que facilitam o desempenho dos funcionários e otimizam a rotina das empresas.

A pandemia causada pelo Covid-19 impulsionou ainda mais o uso da tecnologia no cotidiano, afinal, esta era a única maneira de se relacionar com as pessoas. Sendo assim, um órgão muito importante para os trabalhadores teve que se reinventar para continuar desempenhando suas atividades mesmo na quarentena: o sindicato.

Os sindicatos e a transformação digital

Com as severas orientações acerca do isolamento social, os sindicatos tiveram que se reinventar completamente em um curto período de tempo, a fim de continuarem desempenhando seu trabalho a distância.

Isso foi um desafio, pois os sindicatos trabalham muito em contato com as pessoas, estabelecendo diálogos entre toda essa rede de trabalhadores e, ainda, precisam monitorar se as empresas estão garantindo aos funcionários todos os seus direitos.

Fazer isso de maneira virtual é algo complexo, situação agravada pelo fato de que os sindicatos não tinham nenhum preparo para essa mudança brusca na forma de trabalho.

Um momento importante para que os sindicatos vissem a importância de se trabalhar em conjunto com a tecnologia foi a campanha Trabalhou Tem Direito, realizada pelo Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e região).

O objetivo dessa campanha era fazer com que a operadora do McDonald’s, Arcos Dourados, pagasse aos seus 7 mil ex-funcionários a participação dos lucros pelo período trabalhado, direito garantido pelo Programa de Participação dos Resultados.

Sem a internet, teria sido impossível localizar tantas pessoas. O marketing digital feito através, principalmente, das redes sociais vem sendo fundamental nessa campanha.

Isso mostrou que, mesmo em um período sem pandemia, o meio digital é um grande amigo das atividades sindicais, já que algumas ações só são possíveis através da internet.

Visando, portanto, o efetivo acompanhamento da rotina dos trabalhadores, os recursos digitais começaram a ser utilizados. As assembleias, por exemplo, passaram a ser feitas virtualmente, respeitando as regras de isolamento.

Isso foi muito importante para o engajamento dos sindicatos na situação dos trabalhadores, pois a quarentena fez com que a demanda pelos serviços dessa categoria aumentasse.Muitas empresas passaram por um processo de demissão em massa, principalmente no início da pandemia, e era essencial que os sindicatos acompanhassem esse processo para garantir que nenhum dos direitos fosse negligenciado.

O atendimento aos trabalhadores passou a ser feito 100% online, foi necessária toda uma inovação nesse setor para que todos fossem ouvidos. Em vista de todas essas mudanças tecnológicas que foram feitas pelos sindicatos durante o período de isolamento social, podemos concluir de que a tendência é que essa categoria se torne cada vez mais inovadora.

Afinal, uma vez que se dá vários passos rumo ao progresso, se torna inviável voltar atrás, a tendência é sempre seguir adiante.

Para mais conteúdos como este, continuando navegando pelo nosso blog.