Gastos da entidade sindical: como ser transparente?

Tempo de leitura: 3 minutos

A transparência da entidade sindical é ponto-chave para garantir a credibilidade e realização de suas ações

Você já deve ter ouvido falar da importância da transparência na entidade sindical para a representação de suas categorias, certo?

Esse assunto é bastante debatido, pois, por se tratar de uma organização democrática e sem fins lucrativos, a gestão de suas finanças deve ser transparente para garantir credibilidade, confiança e a realização de suas ações com eficiência e eficácia.

Entenda a importância da transparência na entidade sindical

A transparência na entidade sindical começa de dentro para fora. É preciso que a organização demonstre todos os pontos essenciais da gestão de suas finanças para obter força e confiança de seus filiados.

Com esse importante hábito, seu sindicato obtém:

  • Confiança para realização de ações e movimentações sindicais;
  • Maior força em sua representatividade;
  • Influência;
  • Sucesso nas atividades;
  • Geração de maior valorização;
  • Aumento da arrecadação sindical.

Para ter tudo isso e garantir sua credibilidade sindical, a Pandora – especializada em desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação voltadas ao terceiro setor -, reuniu dicas e ferramentas essenciais para a transparência dos gastos da entidade sindical.

entidade sindical
A transparência é a melhor opção para sua entidade sindical

Como garantir

Medidas simples e ferramentas práticas podem soluções o problema da transparência sindical. Veja!

A comunicação é sua maior aliada

Manter a comunicação é, realmente, a melhor solução para oferecer transparência sobre os gastos da entidade sindical.

Ao criar conteúdo e disponibilizar notícias sobre o andamento de atividades do sindicato ou, até mesmo, sobre os acontecimentos da categoria, você fornece mais transparência.

Então, para potencializar sua comunicação, é possível disparar e-mails disponibilizando os últimos acontecimentos, principalmente sobre aqueles que tiveram envolvimento financeiro da entidade.

Por lá, você também pode disparar um resumo financeiro, com os principais gastos do sindicato e os objetivos com esse tipo de orçamento.

No caso de jornais ou boletins periódicos, inclua também um breve resumo sobre os gastos daquele determinado mês e espalhe pela entidade.

Esteja sempre disponível para dúvidas

Parece óbvio estar sempre disponível para dúvidas de seus filiados. Mas na prática essa ação pode não acontecer de fato. Portanto, olhe bem para sua entidade sindical e analise a disponibilidade de informações em seu website, redes sociais e via telefones.

Há sempre alguém informado e pronto para solucionar as questões dos filiados? Existe a possibilidade de contato direto com o tesoureiro do sindicato? Caso não, providencie também esse canal de comunicação!

Conte com um sistema de gestão sindical como o da Pandora Soluções

Com os softwares de gestão sindical da Pandora, é possível desenvolver soluções específicas para o gerenciamento financeiro de sua entidade. Assim, além de tornar seu sindicato mais organizado, você também consegue ter maior transparência sobre entradas e saídas, fluxos de caixa e muito mais.

Todas as informações necessárias para manter a credibilidade do sindicato ficam reunidos em apenas um local, com acesso prático e rápido dos dados.

Se interessou? Coloque as sugestões em prática e fale com a Pandora para encontrar a solução ideal de transparência com os gastos de sua entidade sindical.