Exemplos de Software Livre que reduzem custos

Tempo de leitura: 2 minutos

Exemplos de Software Livre: conheça os mais utilizados e como eles podem auxiliar na redução de custos de sua organização

Depois de termos falado bastante sobre esse sistema por aqui, você conhece exemplos de Software Livre e como eles são peças fundamentais para reduzir custos?

Por que usar Software Livre é uma tendência?

Exemplos de software livre
O desenvolvimento de softwares vem se modificando com o objetivo de compartilhar conhecimento

Há algum tempo, o desenvolvimento de softwares vem se modificando com o objetivo de compartilhar conhecimento para uma determinada comunidade. De sistemas proprietários, esses programas, cada vez mais, passam a ser livres.

É com essa ideia pautada que surgem os diversos tipos de Software Livre aos mais variados segmentos, que permitem seu estudo, modificação, execução e distribuição em benefício dessa mesma comunidade de usuários.

Como característica, grande parte dos Softwares Livres permitem sua utilização e execução para mais de um usuário, sem o custo de sua licença. Ou seja, sua instituição pode utilizar o recurso sem que haja um custo adicional a cada usuário.

Com isso, é possível gerar maior economia em sua instituição! Veja alguns exemplos de Software Livre que reduzem custos.

Exemplos de Software Livre: maior conhecimento e redução de custos

Sistema operacional

Linux

Você já deve ter ouvido falar sobre o Linux, certo? Esse pode ser apontado com um dos Softwares Livres mais utilizados do mundo!

Assim como o Windows, da Microsoft, o Linux é o núcleo do sistema operacional, responsável por integrar os dispositivos de hardware com os softwares de seus computadores.

Sua diferença também está no fato de que esse sistema é livre, com código-fonte aberto para utilização, modificação e estudos.

Grande parte de suas distribuições são gratuitas e oferecem maior flexibilidade, segurança, liberdade e economia!

Banco de dados

MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de bando de dados. Esse sistema utiliza a linguagem SQL (Structure Query Language) e possui seu código aberto, capaz de gerenciar todo o conteúdo armazenado efetuando modificações e aperfeiçoamento.

Também é bastante utilizado e possui sua versão totalmente livre e gratuita, própria para organizações que querem, além de obter maior conhecimento, segurança e flexibilidade, também gerar economia.

Software Livre: desenvolvimento com a Pandora

Desde a década de 90, a Pandora vem implementando soluções abertas:

  • Em estações de trabalho;
  • Servidor de arquivos;
  • Firewall;
  • Software de monitoramento;
  • CRM;
  • Softwares de gerenciamento de conteúdo (website),
  • Banco de dados e projetos especiais, como o desenvolvimento de um sistema embarcado para administração de uma Junk Box digital.

Ao optar pelo projeto de implementação de Software Livre com a Pandora, além da economia que esse tipo de software oferece aos usuários, você ainda pode obter todos os benefícios do software livre, como vimos aqui neste outro conteúdo.

Quer conquistar maiores recursos para sua instituição? Converse conosco e saiba como aderir com redução de custos!