Política e internet: internet como ferramenta de transformação social

Tempo de leitura: 6 minutos

Basta ligar a televisão ou abrir as redes sociais para se deparar com assuntos que estão relacionados à política, seja em âmbito nacional ou internacional. No ambiente online, os conteúdos são ainda mais disseminados e com origens diferentes. Diante disso, podemos acreditar na internet como ferramenta de transformação digital?

Se analisarmos a sociedade nos últimos 20 anos, entenderemos que nunca a política foi tão discutida, seja em casa, na aula ou até mesmo em conversas com amigos. É claro que essa mudança é benéfica, afinal, quando mais falamos desse assunto, mais as pessoas vão compreendendo como as escolhas políticas podem influenciar diretamente na vida de cada um de nós. Mas será que essa mudança social também não está relacionada com o avanço da internet no Brasil? Confira o conteúdo completo e compreenda a trajetória da internet como ferramenta de transformação digital.

A política como conversa do dia a dia

Existem muitos temas que são comuns nas conversas do cotidiano. O placar dos jogos de futebol, a conversa sobre o capítulo da novela ou até mesmo os planos para o fim de semana são temas comuns e comentados por quase todos os brasileiros. Entretanto, é fato que nos últimos anos o tema política também passou a fazer parte dessa rotina, sendo pauta entre amigos e familiares.

Talvez o episódio mais notório desse novo assunto tenha sido a eleição presidencial de 2018. Com a polarização de direita ou esquerda, o assunto modificou a vida de muitos brasileiros, que passaram a acompanhar mais de perto os assuntos políticos.

Com pautas opostas e propostas diferentes, cada um dos candidatos era capaz de mexer com uma parte da sociedade. A eleição de um ou a reeleição de um partido foram assuntos que nos acompanharam durante meses, principalmente nas redes sociais.

Por mais que você não buscasse por esse assunto, bastava abrir as redes sociais para ser atingido por publicações ou avatares de perfil apoiando um ou outro.

Esse fato de ser atingido por diversas publicações com informações sobre política sem ao menos procurar por isso é uma prova da internet como ferramenta de transformação social.

Você já se perguntou o que é política?

Essa é uma pergunta importante e que precisa ser entendida antes de conversar sobre política.

Quando buscamos o significado de política no Google, a resposta é a seguinte: arte ou ciência de governar; arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política.

Sendo assim, entende-se como política todo e qualquer ato que é realizado por um governante que foi eleito para governar um país, estado ou municípios.

Neste grupo estão incluídos o presidente da república, os governadores, prefeitos, deputados e senadores, todos que foram escolhidos pela população para aprovar e modificar leis e projetos, além de apresentar e aprovar políticas públicas.

Ao compreender essa noção básica, uma coisa fica evidente: todos esses governantes foram escolhidos para servir o povo, ou seja, para pensar no povo antes de qualquer outra coisa.

É claro que muitos acabam utilizando o poder para benefício próprio. Diversos desses casos já aconteceram na história do Brasil e se tornaram capa de jornais e revistas.

Porém, quando isso acontece, a verdade é que há uma inversão de papéis e valores e quem acaba sendo penalizado é a população em geral.

Agora que você já compreendeu o significado e o sentido da política, vamos compreender como o mundo digital pode causar uma transformação.

A internet como transformação social

Desde a chegada da internet no Brasil, diversos aspectos foram modificados na sociedade.

O aspecto mais importante e marcante é a democratização da informação. Antigamente, algumas pessoas dependiam apenas do rádio para se informar, enquanto outras usavam a televisão.

Agora, com a internet na palma da mão, é mais fácil buscar por informações a qualquer momento e em qualquer lugar.

Algumas regiões brasileiras, mais afastadas do centro urbanos, ainda possuem mais dificuldade em acessar a internet. Entretanto, fica fácil perceber que essa realidade é outra nas grandes cidades e capitais.

As pessoas convivem diariamente com o celular na mão e isso facilitou o processo de busca por informações e dados.

Antes, muitas pessoas esperavam determinado horário ou programa para ficar informado. Agora é diferente, você pode ler as últimas notícias em qualquer momento.

É claro que uma forma de anula a outra! É possível se informar das duas maneiras, mas a comodidade e a rapidez da internet acabam sendo mais funcionais.

E como esse acesso rápido pode ajudar na transformação social? Essa é uma pergunta importante.

Por muitas vezes não conseguimos enxergar essa transformação digital, mas ela faz parte do dia a dia.

Pense no seguinte exemplo: antes, um grupo de amigos que atuava em uma ONG de animais dependia da divulgação de serviços por meio das experiências de outras pessoas.

Hoje, com a ascensão da internet, esse mesmo grupo pode utilizar as redes sociais e o Google para divulgar serviços, seja uma ação que está sendo planejada ou até mesmo o resgate de animais que agora estão disponíveis para a doação.

Esse mesmo exemplo pode ser aplicado em diversas situações, incluindo serviço pagos ou até a disseminação de campanhas que lutam por causas.

A internet como ferramenta de transformação social é quando o mundo digital consegue disseminar informações que são importantes para um grupo e que podem ajudar outras pessoas.

Esse é o grande segredo da internet, poder compartilhar e publicar ações e serviços que poderão ser importantes para outras pessoas, mesmo que estejam longe.

Política, internet e transformação digital

Por fim, é possível compreender que essas três ações devem andar em conjunto para beneficiar o maior número de pessoas.

Quando temos uma política bem sucedida e que é capaz de pensar em políticas sociais, conseguimos contar com a disseminação da internet em todos os pontos do país.

Só assim será possível ter a internet como ferramenta de transformação social, mudando o cotidiano de muitas pessoas, auxiliando no recebimento de renda ou até mesmo na divulgação de serviços.

Por estarmos tão inseridos no mundo digital, às vezes esquecemos o poder que esse meio de comunicação é capaz de exercer na vida de todos nós!

Quer conferir mais artigos como esses? Então fique de olho no nosso Facebook, Instagram e site e mantenha-se informado.